Para você elaborar um planejamento completo para a sua farmácia, é essencial incluir estratégias de marketing. Obviamente isso também envolve o departamento financeiro, pois qualquer ação que você for realizar terá uma verba envolvida.
Se você faz parte de alguma rede ou associação, verifique se a central já disponibiliza um calendário de ações que você possa utilizar. Se você é um empresário independente, que tal criar o seu calendário de ações para compor as estratégias de marketing da drogaria?
Calendário de ações de marketing
O volume de vendas da drogaria depende de diversos fatores, entre eles o período de sazonalidade. Para começar o seu plano de estratégias de marketing da drogaria, programe as compras de produtos de acordo com o tipo de produto mais vendido em cada época do ano.
A ideia é planejar a verba e destinar valores para a aquisição de produtos e também para as ações de vendas.
Sazonalidade dos produtos vendidos na farmácia
O fator sazonalidade interfere nos hábitos de compra do consumidor, por isso fique atento às épocas do ano e às mudanças na preferência do seu cliente. Assim você conseguirá aumentar o ticket médio na farmácia e incrementar as suas vendas.
Um exemplo são os períodos de Inverno e Verão, que são ótimas oportunidades para alavancar as vendas de alguns tipos de itens. Na época de clima mais frio, aposte em hidratantes e óleos corporais, pastilhas, hidratantes labiais, vitamina C, etc. Já no período de calor, repelentes, bronzeadores e protetores solares são grandes aliados nas vendas.
Inclua no seu calendário as datas comemorativas com maior movimento no comércio em geral, isso vai ajudar a incrementar as vendas com ações promocionais para públicos específicos.
Algumas das principais datas que você pode incluir na estratégia de marketing da drogaria são:
Carnaval
Há um aumento da venda de preservativos, linha de desodorantes, maquiagem e MIPs da categoria Sistema Digestivo.
Dia da Mulher
É possível aumentar o ticket em produtos de higiene e beleza, dermocosméticos, perfumes, suplementos vitamínicos voltados para o público feminino.
Dia de Combate à Hipertensão
Ações de prevenção e atenção à saúde podem atrair mais clientes com doenças crônicas e fidelizar a sua carteira já existente.
Dia das Mães
É um bom momento para montar kits com produtos cosméticos voltados para mães.
Dia dos Avós
É uma data bastante divulgada na mídia e que você pode utilizar para fazer ações promocionais e de atenção farmacêutica para o público idoso.
Dia dos Pais
Da mesma forma que no Dia das Mães, você pode fazer kits com produtos de higiene e cuidados pessoais para o público masculino. Os suplementos e vitaminas também são bastante procurados pelos homens.
Dia do Cliente
É uma data que você pode fazer uma ação para estreitar o relacionamento com seus clientes, na forma de agradecimento pela preferência em comprar na sua drogaria.
Outubro Rosa
Uma época bastante divulgada na mídia em geral que você também pode incluir a marca da sua drogaria.
Novembro Azul
É uma época cuja importância das ações tem aumentado nos últimos tempos e você pode atrelar ações de prevenção à sua marca.
Black Friday
Uma ótima época para planejar descontos vantajosos para os seus clientes.
Natal
Além dos períodos de comemoração, é uma época de férias em família. Por isso, lembre-se de incluir produtos para adultos e crianças na estratégia de marketing da drogaria.
Atenção à legislação
Ao fazer o seu planejamento de marketing, é importante consultar a legislação brasileira sobre propaganda e promoções.
Consulte o site da Anvisa para conhecer as normas vigentes. A assessoria de especialistas também pode ajudar você a fazer uma campanha promocional conforme a Lei determina. Depois de verificar todos os detalhes e estabelecer a verba, é hora de executar o seu planejamento e aumentar as vendas!
Fonte: Farmarcas
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