
Os aeroportos de todo país começarão a divulgar, a partir desta sexta-feira (10/6), alertas sonoros orientando pessoas que vão viajar para o exterior sobre a necessidade de tomarem vacina contra sarampo. A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve-se à situação mundial de circulação do vírus e, principalmente, aos relatos de casos da doença na Europa.
De acordo com o diretor da Agência, Agenor Álvares, ?a vacinação é a medida mais eficaz de prevenção contra o sarampo e pode ser encontrada gratuitamente nos postos de saúde do país?. O calendário de vacinação da criança estabelece que a tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) deve ser aplicada aos 12 meses de vida, com uma dose de reforço entre quatro e seis anos de idade.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda do sistema respiratório, altamente contagiosa, usualmente de evolução benigna, que tem como principal complicação a broncopneumonia. Seus principais sintomas são: febre alta, manchas vermelhas pelo corpo (exantema), mal-estar geral, coriza, conjuntivite e tosse com catarro.
Pessoas que apresentarem esses sintomas devem procurar um serviço de saúde e informar os países que visitou recentemente.Confira os alertas sonoros em português e inglês.
Veja também nota técnica sobre o assunto.
-
Genéricos crescem 7,04% em 2025 09/05/2025 Ao completar 26 anos, os medicamentos genéricos registraram um crescimento de 7,04% nas vendas em 2025, totalizando 553 milhões de unidades comercializadas entre janeiro e março — frente aos 517 milhões contabilizados no mesmo período de 2024.
-
Canetas emagrecedoras só poderão ser vendidas com retenção da receita 17/04/2025 Todos os medicamentos agonistas GLP-1, incluindo Ozempic, Mounjaro e Wegovy, estão na lista de produtos afetados. Entenda a medida.
-
Reajuste médio de preços dos medicamentos fica abaixo da inflação geral 01/04/2025 O índice de reajuste anual de preços de medicamentos deste ano varia de 2,60% a 5,06%, com um reajuste médio ponderado de 3,48%. Isto significa que o índice de reajuste médio é menor do que a inflação geral do período – 5,06%, variação acumulada do IPCA em 12 meses, de março de 2024 a fevereiro de 2025.