
Os aeroportos de todo país começarão a divulgar, a partir desta sexta-feira (10/6), alertas sonoros orientando pessoas que vão viajar para o exterior sobre a necessidade de tomarem vacina contra sarampo. A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve-se à situação mundial de circulação do vírus e, principalmente, aos relatos de casos da doença na Europa.
De acordo com o diretor da Agência, Agenor Álvares, ?a vacinação é a medida mais eficaz de prevenção contra o sarampo e pode ser encontrada gratuitamente nos postos de saúde do país?. O calendário de vacinação da criança estabelece que a tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) deve ser aplicada aos 12 meses de vida, com uma dose de reforço entre quatro e seis anos de idade.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda do sistema respiratório, altamente contagiosa, usualmente de evolução benigna, que tem como principal complicação a broncopneumonia. Seus principais sintomas são: febre alta, manchas vermelhas pelo corpo (exantema), mal-estar geral, coriza, conjuntivite e tosse com catarro.
Pessoas que apresentarem esses sintomas devem procurar um serviço de saúde e informar os países que visitou recentemente.Confira os alertas sonoros em português e inglês.
Veja também nota técnica sobre o assunto.
-
Vendas de não medicamentos crescem 110% em cinco anos 01/08/2025 Em 2024, categoria movimentou R$ 19,2 bilhões nas grandes redes de farmácias
-
Farmácias têm até 31 de julho para renovar o credenciamento no Programa Farmácia Popular 31/07/2025 Medida fortalece as ações de monitoramento do Programa para prevenir irregularidades e assegurar o pleno acesso da população
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.