Os aeroportos de todo país começarão a divulgar, a partir desta sexta-feira (10/6), alertas sonoros orientando pessoas que vão viajar para o exterior sobre a necessidade de tomarem vacina contra sarampo. A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve-se à situação mundial de circulação do vírus e, principalmente, aos relatos de casos da doença na Europa.
De acordo com o diretor da Agência, Agenor Álvares, ?a vacinação é a medida mais eficaz de prevenção contra o sarampo e pode ser encontrada gratuitamente nos postos de saúde do país?. O calendário de vacinação da criança estabelece que a tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) deve ser aplicada aos 12 meses de vida, com uma dose de reforço entre quatro e seis anos de idade.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda do sistema respiratório, altamente contagiosa, usualmente de evolução benigna, que tem como principal complicação a broncopneumonia. Seus principais sintomas são: febre alta, manchas vermelhas pelo corpo (exantema), mal-estar geral, coriza, conjuntivite e tosse com catarro.
Pessoas que apresentarem esses sintomas devem procurar um serviço de saúde e informar os países que visitou recentemente.Confira os alertas sonoros em português e inglês.
Veja também nota técnica sobre o assunto.
- Tendências no mercado farmacêutico em 2025: O que esperar e como preparar sua farmácia 13/01/2025 O mercado farmacêutico em 2025 será marcado por avanços tecnológicos, novas demandas dos consumidores e mudanças regulatórias.
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.