TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
ACESSO RESTRITO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
ATENDIMENTO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
Use medicamentos com cautela. Repasse este conselho
12/11/2014 08:52:13
Mesmo os medicamentos mais comuns devem ter recomendação médica ou farmacêutica.
Xarope, injeção, cápsulas, comprimidos dispersíveis. Opções de medicamentos é o que não faltam nas farmácias, o que pode deixar o consumidor em dúvida na hora de comprar o medicamento. Mas são poucos os que podem ser tomados por conta própria. Pelo contrário, podem até criar outros problemas para a saúde se não forem consumidos da maneira correta.
Segundo o farmacêutico do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), de Curitiba, Rafael Lagher, o cliente deve ser instruído a não tomar nenhum medicamento sem orientação de um médico ou do farmacêutico. A automedicação pode ser muito prejudicial e muitas vezes os danos causados pelo uso incorreto podem ser silenciosos. ?Temos um exemplo clássico dos analgésicos, medicamento de venda livre em farmácias, que se usados indiscriminadamente, podem causar danos hepáticos graves?, orienta.
Para quem tem alergia, é essencial também saber tudo o que pode ter dentro do medicamento. Por exemplo, leite, clara de ovo, café e corantes são substâncias extremamente comuns nas fromulações e, caso um alérgico consuma esse produto, pode ter um problema ainda maior do que já tem. Em algumas situações, os medicamentos também interagem com alimentos. Essas interações podem comprometer seriamente o tratamento, potencializando reações adversas ou diminuindo os efeitos terapêuticos.
Como tomar ? A água é o líquido mais indicado pelos médicos, pois não interfere na ação do medicamento. ?Em alguns casos, pode ser ingerido com suco de frutas e leite, porém é preciso ter cautela, pois a presença de substâncias naturais, pode inativar o medicamento?, afirma o farmacêutico.
Em outras situações, para evitar o desconforto gastrointestinal, recomenda-se a ingestão com alimentos. ?Isso vai depender da apresentação e característica de cada medicamento, alguns tem sua absorção melhorada com estômago cheio e outros precisam ser tomados em jejum?, destaca o especialista.
Tomar medicamentos com chá, também não é recomendado, pois muitas ervas possuem ação de inibição ou potencialização dos efeitos dos medicamentos. ? Chás de valeriana, erva de são joão, kawa-kawa, podem provocar sedação excessiva?, explica o farmacêutico. O uso com álcool também não é recomendado.
Alguns medicamentos podem ainda, interagir inativando ou potencializando o efeito um do outro. ?Nesses casos em que o paciente realmente necessita dos dois medicamentos e se identifica uma interação entre eles, recomenda-se o espaçamento da dose?, orienta o especialista.
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.
- Anvisa lança novo sistema de cadastro integrado 10/10/2024 A Anvisa anunciou o lançamento do novo Cadastro Anvisa, que unifica os quatro cadastros anteriormente utilizados