
Para a sua farmácia atingir as metas, você precisa ter uma administração eficiente. Os negócios que prosperam no mercado possuem uma gestão capaz de desenvolver de forma plena seus recursos.
Apenas um gestor com pensamento empreendedor consegue aprimorar os resultados da farmácia. Isso porque o foco do seu trabalho está em buscar constantemente soluções inovadoras para atender as necessidades dos clientes.
Como ter uma postura positiva e evoluir a gestão da farmácia
Você conseguirá promover uma administração eficiente se, antes de tudo, tiver uma postura positiva como gestor. Estar aberto a mudanças é fundamental em qualquer processo de crescimento. Além disso, outras características também são essenciais para complementar o seu perfil gerencial, entre elas:
- Autenticidade
- Senso crítico
- Persistência
- Ousadia
- Positividade
Busque novos conhecimentos e ferramentas gerenciais
Para ter uma administração eficiente você precisa ampliar seus conhecimentos técnicos e também incluir ferramentas gerenciais que agilizem o dia a dia do seu negócio.
Um bom administrador precisa olhar detalhadamente para os 6 níveis da gestão empresarial, são eles:
- Gestão de Indicadores
Os dados são essenciais na criação de relatórios que sirvam de guia para uma boa análise e tomada de decisões gerenciais para a drogaria.
- Gestão de Equipe
Colaboradores bem treinados e motivados é fundamental para garantir a qualidade de todos os processos e o alcance dos resultados.
- Gestão de Clientes
Consumidores fidelizados são essenciais para que a sua farmácia se fortaleça no varejo.
- Gestão de Processos e Sistemas
Usar o mínimo de recursos para obter o máximo de resultados, seja com métodos ou com ferramentas inovadoras.
- Gestão de Mudanças
Compreender a necessidade constante de adaptação é fundamental para evoluir no varejo farmacêutico.
Se você quer uma administração eficiente para a sua farmácia, dedique-se na análise de todos os níveis da gestão empresarial do negócio. Tenha uma atitude proativa e não espere o problema acontecer. Aprenda sobre o comportamento do mercado e do consumidor para prever oportunidades e ameaças ao seu negócio e esteja preparado para o crescimento.
Fonte: Farmarcas
-
Reajuste médio de preços dos medicamentos fica abaixo da inflação geral 01/04/2025 O índice de reajuste anual de preços de medicamentos deste ano varia de 2,60% a 5,06%, com um reajuste médio ponderado de 3,48%. Isto significa que o índice de reajuste médio é menor do que a inflação geral do período – 5,06%, variação acumulada do IPCA em 12 meses, de março de 2024 a fevereiro de 2025.
-
Vendas do varejo farmacêutico atingem R$ 158,4 bilhões em 2024 06/03/2025 O varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024 frente a 2023 e alcançou a marca de R$ 158,4 bilhões em vendas, pelo critério de PPP, preço de compra pelas farmácias. O setor também cresceu em volume, registrando 8,1 bilhões de unidades, número 6,1% maior que os 7,6 bilhões movimentados em 2023. Os dados são da Abafarma (Associação dos Distribuidores Farmacêuticos do Brasil), a partir de dados compilados pelo IQVIA.
-
Reajuste de medicamentos pode ser inferior à inflação 05/02/2025 Pela primeira vez desde 2021, aumento nos preços deve ocorrer em três níveis