
Uma missão da Agência Sueca de Produtos Médicos irá visitar a Anvisa na próxima semana para conhecer o trabalho realizado pelo Brasil no controle de medicamentos, produtos médicos, fiscalização e regulação sanitária.
Durante a visita, a comitiva da Suécia participará da reunião pública da Diretoria Colegiada da Anvisa para discutir os temas de interesse para futuros acordos de cooperação. Na ocasião, também será assinado um Memorando de Entendimentos. A comitiva é composta pelo Drs. Mats Larson, Diretor do Colegiado da agência, e Charlotte Unger, Diretora Científica para Desenvolvimento Sustentável de Medicamentos.
A Agência Sueca é uma das autoridades reguladoras de destaque na União Europeia e possui atribuições semelhantes às da Anvisa. Entre as preocupações da agência estão o acesso a medicamentos de qualidade, a promoção do uso racional e do custo-efetividade desses medicamentos.O órgão também atua na área de cosméticos e produtos de higiene e no monitoramento dos produtos médicos, além de ser responsável pelos medicamentos veterinários.
-
Canetas emagrecedoras só poderão ser vendidas com retenção da receita 17/04/2025 Todos os medicamentos agonistas GLP-1, incluindo Ozempic, Mounjaro e Wegovy, estão na lista de produtos afetados. Entenda a medida.
-
Reajuste médio de preços dos medicamentos fica abaixo da inflação geral 01/04/2025 O índice de reajuste anual de preços de medicamentos deste ano varia de 2,60% a 5,06%, com um reajuste médio ponderado de 3,48%. Isto significa que o índice de reajuste médio é menor do que a inflação geral do período – 5,06%, variação acumulada do IPCA em 12 meses, de março de 2024 a fevereiro de 2025.
-
Vendas do varejo farmacêutico atingem R$ 158,4 bilhões em 2024 06/03/2025 O varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024 frente a 2023 e alcançou a marca de R$ 158,4 bilhões em vendas, pelo critério de PPP, preço de compra pelas farmácias. O setor também cresceu em volume, registrando 8,1 bilhões de unidades, número 6,1% maior que os 7,6 bilhões movimentados em 2023. Os dados são da Abafarma (Associação dos Distribuidores Farmacêuticos do Brasil), a partir de dados compilados pelo IQVIA.