
Desde que surgiram os primeiros casos de coronavírus no país, os empresários mostram-se muito preocupados com a adoção de medidas para mitigar os riscos para o seu negócio sobreviver à crise causada pelo covid-19.
Os empregadores do mundo inteiro estão lidando com a diminuição drástica das receitas e do faturamento devido à necessidade de fechar as portas ou diminuir as atividades como medida de contenção do avanço do vírus.
O empresário Richard Harary, CEO da Macrobaby, maior loja de enxovais de bebê dos Estados Unidos, aponta que para as empresas sobreviverem em tempos como esse e evitarem o pior terão de tomar medidas drásticas. “Temos que lembrar que não é um problema isolado, e sim uma catástrofe mundial que afeta muito mais do que a economia, mas principalmente a saúde das pessoas. Mas em tempos de dificuldade que surge a necessidade de calma e pensar fora da caixa, para viabilizar algumas medidas que farão a diferença nos seus negócios”, explica.
Richard Harary enumera seis passos para atravessar a recessão causada pela emergência global do coronavírus e fazer o seu negócio sobreviver à crise. Confira:
Renegocie aluguéis e prazos
Se o Imóvel da empresa for alugado, entre em contato com o proprietário explicando a situação e peça uma carência de 1 a 2 meses de aluguel, ou algum desconto. Se o Imóvel for financiado, faça a mesma coisa com a financeira.
Use o seguro
Veja se o seu seguro cobre a eventualidade de prejuízos gerados pelo fechamento devido a uma catástrofe nacional, que é o caso do que estamos passando hoje em dia.
Conscientize a sua equipe
Mostre aos seus colaboradores que, juntos, podem superar esta crise. É importante manter a comunicação e acompanhar de perto aqueles que precisarão trabalhar remotamente em home office.
Analise os custos
Veja todos custos que podem ser cortados. Faça uma lista e enumere tudo que possa ser temporariamente pausado. Corte ao máximo os gastos e avise aos fornecedores que só vai poder pagar após as coisas se regularizarem. Converse, seja sincero e peça algum tempo a todos.
O empregador pode optar pelo sistema de revezamento entre os trabalhadores que não podem ser totalmente afastados, mas arcará com os salários respectivos. O que leva à questão de desenvolver algum trabalho em regime de home office.
Invista na criatividade e na internet
Seja criativo e encontre novas maneiras de vender nesta época de dificuldade. Listar sua empresa e seus produtos na internet pode ser uma boa alternativa para seguir com as vendas.
Procure os melhores market places da internet e posicione sua empresa digitalmente nas redes sociais.
Invista na divulgação online e crie promoções fortes para manter algum fluxo de caixa. Lembre-se que as vendas online estão mais em alta nesta época de isolamento e quarentena.
Mantenha a calma
Este é o passo mais importante: manter a calma. Tudo vai voltar ao normal e quando voltar, as pessoas vão querer viajar, passear e gastar.
Fonte: Farmarcas
-
Genéricos crescem 7,04% em 2025 09/05/2025 Ao completar 26 anos, os medicamentos genéricos registraram um crescimento de 7,04% nas vendas em 2025, totalizando 553 milhões de unidades comercializadas entre janeiro e março — frente aos 517 milhões contabilizados no mesmo período de 2024.
-
Canetas emagrecedoras só poderão ser vendidas com retenção da receita 17/04/2025 Todos os medicamentos agonistas GLP-1, incluindo Ozempic, Mounjaro e Wegovy, estão na lista de produtos afetados. Entenda a medida.
-
Reajuste médio de preços dos medicamentos fica abaixo da inflação geral 01/04/2025 O índice de reajuste anual de preços de medicamentos deste ano varia de 2,60% a 5,06%, com um reajuste médio ponderado de 3,48%. Isto significa que o índice de reajuste médio é menor do que a inflação geral do período – 5,06%, variação acumulada do IPCA em 12 meses, de março de 2024 a fevereiro de 2025.