No Rio Grande do Sul, iniciativa oferece coleta em pelo menos 12 cidades
O correto descarte de medicamentos é um assunto pouco difundido no
Brasil. Enquanto nenhuma medida em nível nacional é implantada, o setor privado
começa a agir.
A Panvel possui dois programas: Destino Certo e Descarte Consciente. O primeiro conta com tonéis para recolhimento em três cidades gaúchas: Passo Fundo, Porto Alegre e Tramandaí. Já o segundo, possui 26 máquinas coletoras, chamadas Ecomeds, em 10 municípios do Estado: Canoas, Caxias do Sul, Lajeado, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Quaraí, Rio Grande, Santa Maria e São Leopoldo.
De acordo com a rede, são descartados em média 130 quilos de medicamentos/mês nos pontos em território gaúcho e já foram coletados 6,7 toneladas.
A farmacêutica responsável pelo setor de medicamentos da Vigilância Sanitária Estadual, Maria de Lurdes Quevedo Gonçalves, conta que a Vigilância Estadual vem realizando reuniões para contribuir com o debate sobre uma política de descarte domiciliar. "Trabalhamos para que seja algo feito em nível nacional, para que se estabeleçam locais para destino final adequado.?
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.
- Anvisa lança novo sistema de cadastro integrado 10/10/2024 A Anvisa anunciou o lançamento do novo Cadastro Anvisa, que unifica os quatro cadastros anteriormente utilizados