As receitas de medicamentos de controlados e manipulados passarão a ter validade em todo o território nacional, independentemente da unidade federada em que tenha sido emitida. O Diário Oficial da União trouxe publicada na edição desta sexta-feira (9) a Lei nº 13.732/2018, que define validade nacional às receitas médicas, inclusive de medicamentos sujeitos ao controle sanitário especial. A norma entrará em vigor dentro de 90 dias.
O diretor de Comunicação do Conselho Federal de Medicina (CFM), Hermann von Tiesenhausen, afirma que a medida sobre medicamentos controlados beneficiará médicos e pacientes, com a possibilidade de manutenção do tratamento. “Essa abertura trará facilidade ao paciente para comprar os medicamentos receitados no estado em que ele se consultou e em um segundo momento, no seu estado de origem”, explica o conselheiro.
Fonte: Guia da Farmácia
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.
- Anvisa lança novo sistema de cadastro integrado 10/10/2024 A Anvisa anunciou o lançamento do novo Cadastro Anvisa, que unifica os quatro cadastros anteriormente utilizados