ACESSO RESTRITO

Na última terça-feira (27/01), a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), em São Paulo, promoveu um workshop sobre logística. Mais especificamente, rastreabilidade de medicamentos. Representantes de hospitais de boa parte do País discutiram com professores da Escola Politécnica da USP, do Grupo de Automação de Sistemas (Gaesi) estratégias para implementar as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) relativas à questão.
O rastreamento dos produtos pode ser considerado um tratamento múltiplo, pois pode curar várias doenças graves e crônicas do País: falsificação, contrabando e descaminho de medicamentos, roubo e sonegação de impostos. Também colabora decisivamente na hora de recalls de produtos farmacêuticos eventualmente com deficiência para evitar o uso de substâncias fora da validade. O projeto não tem contraindicações. A legislação da rastreabilidade foi feita em 2009 e deve estar implantada até o final de 2016. No final deste ano já terá parte operacionalizada.
-
Semaglutida pode turbinar lucro das farmácias em até 15%
16/01/2026
O fim da patente do Ozempic, medicamento à base de semaglutida da Novo Nordisk, deve ter efeitos que vão além da indústria farmacêutica. Segundo o Itaú BBA, o lucro das farmácias na bolsa de valores pode crescer até 15% com uma maior oferta de remédios com o princípio ativo. As informações são da CNN Brasil.
-
50+: sua farmácia está preparada para esse público?
10/11/2025
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população com mais de 50 anos de idade saltou de 15,1% em 2000 para 27,9% em 2024. E a tendência deve se intensificar nas próximas décadas. Para 2050, esse grupo deve chegar a 42,3% dos brasileiros e, para 2078, estima-se que ele ultrapasse os 50%, impulsionando mudanças profundas na economia, na saúde e nos padrões de consumo.
-
NFC-e passa a ser exclusiva para consumidores finais
13/10/2025
Em abril de 2025, foi publicado o Ajuste SINIEF 11/2025, trazendo uma importante mudança na emissão de documentos fiscais eletrônicos.