Na última terça-feira (27/01), a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), em São Paulo, promoveu um workshop sobre logística. Mais especificamente, rastreabilidade de medicamentos. Representantes de hospitais de boa parte do País discutiram com professores da Escola Politécnica da USP, do Grupo de Automação de Sistemas (Gaesi) estratégias para implementar as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) relativas à questão.
O rastreamento dos produtos pode ser considerado um tratamento múltiplo, pois pode curar várias doenças graves e crônicas do País: falsificação, contrabando e descaminho de medicamentos, roubo e sonegação de impostos. Também colabora decisivamente na hora de recalls de produtos farmacêuticos eventualmente com deficiência para evitar o uso de substâncias fora da validade. O projeto não tem contraindicações. A legislação da rastreabilidade foi feita em 2009 e deve estar implantada até o final de 2016. No final deste ano já terá parte operacionalizada.
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.
- Anvisa lança novo sistema de cadastro integrado 10/10/2024 A Anvisa anunciou o lançamento do novo Cadastro Anvisa, que unifica os quatro cadastros anteriormente utilizados