
egundo deputado, o objetivo é evitar o desabastecimento de medicamentos no País
Os medicamentos genéricos e similares aprovados pelo governo federal terão que ser colocados à disposição das farmácias de todo o País pelas empresas distribuidoras. A medida consta no Projeto de Lei 201/15, de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), em tramitação na Câmara dos Deputados.
De acordo com a proposta, as distribuidoras terão prazo de dez dias para entregar os produtos às farmácias, a contar da data do pedido. A empresa que se negar a vender o medicamento genérico solicitado ficará sujeita a penalidades, que serão definidas por regulamento após a sanção da lei oriunda do projeto. Caso a distribuidora não consiga cumprir o prazo determinado, deverá explicar os motivos pelo atraso na entrega dos medicamentos encomendados.
Segundo o deputado Pompeo de Mattos, o objetivo da proposta é evitar o desabastecimento de medicamentos no País. O PL 201 resgata proposta de teor semelhante apresentada em 2000, pelo então deputado Enio Bacci (RS), que foi arquivada.
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.
-
Mercado farmacêutico brasileiro é o 4º mais competitivo 03/06/2025 Pesquisa avalia cenário da América Latina. No entanto, país cai para a oitava posição em propriedade intelectual
-
Genéricos crescem 7,04% em 2025 09/05/2025 Ao completar 26 anos, os medicamentos genéricos registraram um crescimento de 7,04% nas vendas em 2025, totalizando 553 milhões de unidades comercializadas entre janeiro e março — frente aos 517 milhões contabilizados no mesmo período de 2024.