TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
ACESSO RESTRITO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
ATENDIMENTO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
Prescrição farmacêutica é oficializada
01/10/2013 08:52:13
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou nesta quarta-feira (25), no Diário Oficial, a resolução que autoriza a prescrição farmacêutica para medicamentos sem tarja de restrição ao consumo. Em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia, o vice-Presidente do CFF e mestre em Saúde Pública e Professor de Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), Valmir de Santi, falou sobre o porquê da mudança.
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou nesta quarta-feira (25), no Diário Oficial, a resolução que autoriza a prescrição farmacêutica para medicamentos sem tarja de restrição ao consumo. Em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia, o vice-Presidente do CFF e mestre em Saúde Pública e Professor de Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), Valmir de Santi, falou sobre o porquê da mudança.?A ideia é fazer maior controle sobre o uso desses medicamentos. Por serem voltados para sintomas menores, como gripe e dores de cabeça, muitas vezes atrapalham um diagnóstico maior ou mascaram uma doença. Ao fazer a prescrição na farmácia, será possível garantir uso adequado e, inclusive, avaliar a necessidade da procura médica?, explica.
A resolução também aborda outro aspecto importante, envolvendo doenças crônicas. A exemplo do que ocorre em diversos países, o órgão gostaria que, a partir de um dignóstico médico, que detectasse a necessidade de um tratamento contínuo, que a renovação da receita e o acompanhamento do tratamento pudessem ser feitos também pelo farmacêutico.
?O envelhecimento da população provou o aumento de doenças crônicas e sobrecarregou o sistema de saúde. Precisamos passar para outros profissionais a possibilidade de, uma vez tendo o diagnóstico médico da patologia, possa se fazer acompanhamento por meio do farmacêutico?, defenda de Santi. Esta segunda fase do projeto de alterações do CFF ainda não entrou em vigor, pois depende de uma mudança de Portaria do Ministério da Saúde. Processo semelhante foi realizado em benefício da classe de enfermagem, que passou a ser autorizadas a fazer algumas deliberações sem respaldo obrigatório do médico.
-
Semaglutida pode turbinar lucro das farmácias em até 15%
16/01/2026
O fim da patente do Ozempic, medicamento à base de semaglutida da Novo Nordisk, deve ter efeitos que vão além da indústria farmacêutica. Segundo o Itaú BBA, o lucro das farmácias na bolsa de valores pode crescer até 15% com uma maior oferta de remédios com o princípio ativo. As informações são da CNN Brasil.
-
50+: sua farmácia está preparada para esse público?
10/11/2025
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população com mais de 50 anos de idade saltou de 15,1% em 2000 para 27,9% em 2024. E a tendência deve se intensificar nas próximas décadas. Para 2050, esse grupo deve chegar a 42,3% dos brasileiros e, para 2078, estima-se que ele ultrapasse os 50%, impulsionando mudanças profundas na economia, na saúde e nos padrões de consumo.
-
NFC-e passa a ser exclusiva para consumidores finais
13/10/2025
Em abril de 2025, foi publicado o Ajuste SINIEF 11/2025, trazendo uma importante mudança na emissão de documentos fiscais eletrônicos.