ACESSO RESTRITO
A estação fria do ano chegou. É a época de cuidar dos clientes para que eles aproveitem o melhor da temporada de maneira saudável, já que o período com temperaturas mais baixas também é sinônimo de infecções.
Gripes, resfriados e infecções respiratórias, por exemplo, se tornam as principais causas de consultas médicas e de ausência escolar ou no trabalho. ?Uma das razões para isso é que as condições climáticas, além de facilitarem a propagação do vírus, deixam o nariz mais seco e vulnerável para a entrada de germes?, explica o Dr. Sérgio Graff.
O médico explica, ainda, que no inverno as infecções virais e de pele se tornam mais frequentes. ?Temos maior incidência de dermatites, uma vez que o ar seco pode causar ressecamento na pele e facilitar a procriação de bactérias. Nesta época, aumentam também as infecções virais, como o rotavírus, principal causa da diarreia em crianças menores de cinco anos?, explica.
É importante ficar atento também para outros fatores facilitadores de doenças, como a pouca exposição ao sol, que tem efeito negativo sobre o sistema imunológico, pois o impede de funcionar corretamente.
Além disso, como a temperatura esta mais fria e seca, permanecemos mais tempo em ambientes fechados com aglomeração de pessoas como salas de aula, supermercados, lojas, restaurantes, etc, o que facilita a propagação dos vírus.
A seguir, saiba como orientar os clientes do ponto de venda, para que eles possam prevenir o problema e consumir os melhores produtos:
Hábitos simples como lavar as mãos antes de comer, podem reduzir o risco de infecção.
É importante que se mantenham bem agasalhados quando estiverem fora de casa e se assegurem de tirar as roupas ?sujas?.
Tomar banho para retirar os germes causadores de infecções é fundamental.
É recomendado utilizar sabonetes antibacterianos, que também contenham propriedade hidratante em sua composição. Assim, é possível proteger e ao mesmo tempo evitar o ressecamento da pele.
-
50+: sua farmácia está preparada para esse público?
10/11/2025
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população com mais de 50 anos de idade saltou de 15,1% em 2000 para 27,9% em 2024. E a tendência deve se intensificar nas próximas décadas. Para 2050, esse grupo deve chegar a 42,3% dos brasileiros e, para 2078, estima-se que ele ultrapasse os 50%, impulsionando mudanças profundas na economia, na saúde e nos padrões de consumo.
-
NFC-e passa a ser exclusiva para consumidores finais
13/10/2025
Em abril de 2025, foi publicado o Ajuste SINIEF 11/2025, trazendo uma importante mudança na emissão de documentos fiscais eletrônicos.
-
Encontro Farmarcas 2025 movimenta R$ 250 milhões em negócios
02/09/2025
Em mais uma edição, o Encontro Farmarcas 2025 reuniu associados, representantes da indústria farmacêutica e distribuidores em uma programação com foco em negócios, relacionamento e troca de experiências, reforçando o papel do associativismo no mercado, de 27 a 29 de agosto, em São Paulo (SP).