TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
ACESSO RESTRITO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
ATENDIMENTO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
Planejamento para 2015
14/01/2015 08:52:13
Estratégia é uma palavra que deriva do grego strategos, que significa general no comando das tropas. Uma tropa sem general é um grupo perdido, sem norte, sem saber o que fazer, para onde ir, onde concentrar suas forças e pode acabar perdendo a batalha ou, no mínimo, chegar ao fim com muitos mortos e feridos.
O termo estratégia aos poucos foi evoluindo, passando a incluir habilidades gerenciais, além das militares, e transferindo esta ideia para o meio corporativo, chegamos a um resultado bem parecido. Uma empresa que não traça metas a curto, médio e longo prazo, que não define para onde irão os investimentos, como será sua atuação no mercado, está fadada a fechar cedo ou passar por momentos bastante difíceis.
É por isso que o planejamento estratégico é tão importante. É ele quem dá esse norte, que faz o papel do general, que dita as estratégias de ataque e de ação, é praticamente um exercício obrigatório para que as empresas tracem suas metas e trabalhem a fim de que as mesmas sejam atingidas e até mesmo superadas.
O planejamento reduz o risco de decisões equivocadas que possam comprometer a saúde financeira da empresa. Segundo o gerente de consultoria da GS&MD ? Gouvêa de Souza, Marcelo Menta Jr., diversos fatores são analisados para que as metas sejam traçadas, seja por meio de um planejamento para ganho de market-share, redução de despesas ou apenas a manutenção do status atual.
?Os fatores que justificam a operação da empresa durante o caminho até a meta planejada se desdobrarão em ações que vislumbrarão e que suportarão o plano?, comenta. Para Marcelo, apesar do dia a dia das empresas já estar intimamente ligado ao seu setor de operação, durante o planejamento estratégico, a empresa irá rever os fatores que podem impactar os seus resultados, seja analisando a concorrência, avaliando as condições econômicas do País, tendência do mercado, benchmarkings, etc. ?Muitas vezes, durante o planejamento, as empresas enxergam o seu dia a dia com outros olhos, podendo mudar completamente a sua operação atual em virtude de novas percepções?, diz.
Quando o planejamento estratégico é colocado em prática e não apenas no papel, permite que a empresa veja, com clareza, aonde quer chegar e o que se deve fazer para atingir os objetivos, sem a possibilidade de perder o foco.
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.
- Anvisa lança novo sistema de cadastro integrado 10/10/2024 A Anvisa anunciou o lançamento do novo Cadastro Anvisa, que unifica os quatro cadastros anteriormente utilizados