Encomendado pela farmacêutica TheraSkin® à Ipsos, estudo comprova que a pandemia mudou o comportamento do consumidor e traz os principais insights para os canais de vendas
O modo como trabalhamos, aprendemos e compramos está cada vez mais digital. Esse é um legado da pandemia que veio para ficar. Mas quando se trata dos consumidores entre 35 e 44 anos, essa não é uma realidade também quando falamos de compra de itens de beleza.
Estudo* realizado pela Ipsos, encomendado pela farmacêutica TheraSkin®, mostra que 49% do público dessa idade ainda busca por itens de beleza em pontos de vendas físico, como farmácias e supermercados.
24% dos entrevistados fazem suas compras de itens de beleza em supermercados; 27% buscam pelos itens em perfumarias, lojas de departamento ou revendedores.
24% vêm das compras online feitas em grandes marketplaces no meio digital, enquanto 22% compram em sites de farmácias.
Já 19% buscam pelos itens em sites de beleza e os demais se dividem nos canais online da própria marca e perfumarias.
Para classe A, as farmácias e drogarias (62,17%) e perfumarias (42,16%) são os principais PDV’s físicos. Já na classe C, a maioria dos entrevistados prefere comprar os itens de revendedores ou consultores.
A pesquisa também mostra que mulheres, com idade entre 25 e 34 anos, são as que mais compram cosméticos de forma online e representam 60% dos entrevistados.
Outro dado interessante, é que 65% dos jovens, de 18 a 24 anos, foram os que mais passaram a cuidar da pele durante a pandemia, movimentando e impulsionando o segmento de beleza. 26% dos entrevistados afirmaram que não houve mudança na rotina de cuidados.
O levantamento ainda traz detalhes sobre os fatores que determinam a compra dos produtos. O preço ainda é o principal atrativo, seguido da indicação do dermatologista e promoções.
O consumidor também leva alguns atributos dos produtos na hora da escolha.
Ser hipoalergênico é um deles e representa 50%. Quase 19% dos homens não se importam com nenhum desses atributos versus apenas 8,3% das mulheres.
“A pesquisa serviu para termos um retrato atual do comportamento dos consumidores no varejo, sendo primordial para direcionar nossos desenvolvimentos de produtos e fortalecimento dos canais de vendas que melhor atendem nosso público”, destaca, portanto, o gerente de marketing da TheraSkin®, Marcio Tinelli.
“Ainda temos público presente no ponto de venda físico, mas vemos uma migração muito forte para online. Isso nos dá forças para criarmos um canal direto com os consumidores.”, conclui o executivo.
*A pesquisa foi realizada nacionalmente com uma amostragem de mil pessoas, das classes A, B e C e idade entre 18 e 59 anos.
Fonte: Guia da Farmácia
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