Em vendas, houve um crescimento de 12%
A participação dos genéricos no mercado de medicamentos aumentou neste ano e chegou a 28,3% do total de unidades vendidas, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos). Segundo a presidente da entidade, Telma Salles, a meta da entidade é crescer mais e chegar ao fim de 2015 com 35%.
A queda de renda real da população ajuda os genéricos, já que os clientes optam por uma versão mais barata no balcão da farmácia. Em vendas, foi um crescimento de 12%, o que ficou aquém das expectativas da entidade, que era de 15%.
Os resultados das empresas foram afetados neste ano. Isso porque o preço dos medicamentos é controlado e não pode ser reajustado, mas parte dos insumos é importada e sobe com o dólar. Esse fator, aliado a uma imprevisibilidade do cenário econômico, limita novos investimentos ou ampliações de produção.
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.
- Anvisa lança novo sistema de cadastro integrado 10/10/2024 A Anvisa anunciou o lançamento do novo Cadastro Anvisa, que unifica os quatro cadastros anteriormente utilizados