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Os passos para cuidar do merchandising da loja 23/07/2014 08:52:13 Com mudanças significativas que as lojas vêm sofrendo nos últimos anos, muitos questionamentos por parte de farmacistas são expostos: ?girar rapidamente o estoque; fazer com que os clientes comprem mais; destacar-se em meio aos concorrentes; integrar canais e melhorar resultados?.  Para todas essas questões: ?fazer um bom merchandising? seria a resposta mais correta a ser dada. 

Pesquisas ilustram que 80% das compras são decididas por impulso e visualmente, entretanto somente o merchandising feito de maneira correta proporcionará boas oportunidades de vendas. 

Apontamos aqui os principais aspectos dessa ferramenta: 

1 ? A fachada deve permitir comunicação visual adequada. Paredes, vitrines e calçadas devem estar limpas e livres de propaganda inútil; 

2 ? O layout deve fornecer uma circulação tranquila dos clientes e também a visualização de toda loja. Mesmo em lojas do tipo misto, com autosserviço para alguns itens e assistido para outros, devem privilegiar o layout da área de autosserviço; 

3 ? A premissa da farmácia é vender saúde, portanto o piso, iluminação e o conforto térmico devem ser bem pensados. Evite cores fortes como também o excesso de sinalizadores visuais; 

4 ? Os móveis devem oferecer a maior exposição de variedades de produtos em menor espaço. O mobiliário deve conter a mobilidade de prateleiras; utilização de réguas e ?gancheiras?.  As gôndolas ajustadas em alturas adequadas para que todos possam observar a farmácia por inteiro e os funcionários possam ver-se entre si; 

5 ? A localização do caixa deve privilegiar o cliente e não o lojista; 

6 ? Geladeiras de sorvetes e/ou bebidas precisam estar antes dos caixas e não depois como frequentemente são encontradas; 

7 ? Com cadeiras para clientes na loja deve-se criar ambiente diferenciado e decoração mais atraente; 

8 ? Deve-se evitar que o cliente veja desorganização como, por exemplo, caixas vazias, estoques e material de limpeza; 

9 ? A separação por categorias deve ser obedecida na disposição dos produtos. Preservar grupos e subgrupos é outra observação a ser considerada. As frentes mínimas precisam ser definas de acordo com o giro dos produtos; privilegiar os sazonais com mais frentes. Observa-se também liquidar os produtos sem giro por mais de 120 dias. 

10 ? Produtos e equipamentos limpos contam pontos para a loja. A limpeza desses ajuda a venda de mais produtos; 

11- As pontas de gôndolas são consideradas pontos nobres e permitem melhor visualização dos produtos e assim incentiva a compra por impulso. Use-as para comemorações de datas festivas; 

12 ? Para evitar que o cliente fique procurando o valor dos produtos, atente-se a identificação dos preços. Produtos em promoção devem ter seus respectivos preços em destaque. 

13 ? Quando o cliente estiver no caixa, pergunte se ele encontrou tudo que desejava. Com a resposta fornecida é possível saber se o produto acabou na gôndola, no estoque, se está mal exposto ou se não pertence ao mix. Com essas observações podemos tomar atitudes que evitem a perda da venda no presente e no futuro. 

Artigo: Silvia Osso, palestrante e consultora especializada em treinamento, desenvolvimento e marketing de varejo.
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