
Antes da recomendação, é importante que o farmacêutico entenda quais sintomas o consumidor está sentindo para ajudá-lo na hora da compra. Além disso, é necessário conhecer de maneira detalhada as apresentações, composição, formas terapêuticas e indicações de cada medicamento.
Em algumas situações, o farmacêutico também deve direcionar o paciente a uma consulta médica, são elas:
- Pessoas com mais de 60 anos de idade.
- Pessoas com histórico de mudança recente no aspecto ou consistência das fezes.
- Histórico de mudança de hábito intestinal.
- Emagrecimento (sem regime).
- Ocorrência de sintomas muito frequente.
Os antiácidos aliviam a azia, o estufamento e a má digestão. O medicamento atua neutralizando o excesso de ácido clorídrico no estômago. Já os indicados para problemas digestivos e relacionados ao fígado atuam ajudando a eliminar as toxinas do fígado, causadas pela ingestão em excesso de alimentos e/ou bebidas.
Para aqueles que sofrem com os males da ressaca, os analgésicos são os mais indicados, para aliviar as dores de cabeça. Por isso, mantenha seu estoque abastecido e privilegie a exposição dos produtos de venda livre no balcão e no checkout.
Nos casos de azia, um dos mais utilizados são os antiácidos, substâncias que atuam contra azia, desconforto estomacal, dor de estômago, dispepsia ou neutralizam a acidez do trato gastrointestinal. Hoje, os antiácidos estão disponíveis no mercado em duas apresentações: em sachê (pós-efervescentes de dose única) e pastilhas (comprimidos mastigáveis). Também para os casos de azia, podem ser indicados, de acordo com orientação médica, os bloqueadores H.
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.
-
Mercado farmacêutico brasileiro é o 4º mais competitivo 03/06/2025 Pesquisa avalia cenário da América Latina. No entanto, país cai para a oitava posição em propriedade intelectual
-
Genéricos crescem 7,04% em 2025 09/05/2025 Ao completar 26 anos, os medicamentos genéricos registraram um crescimento de 7,04% nas vendas em 2025, totalizando 553 milhões de unidades comercializadas entre janeiro e março — frente aos 517 milhões contabilizados no mesmo período de 2024.