
O sucesso no varejo farmacêutico está relacionado a vários fatores e um deles é a capacidade do gestor em controlar as despesas da drogaria. Para você atingir as metas de crescimento no mercado é preciso organizar o controle financeiro da drogaria.
Confira 4 dicas para controlar as despesas da drogaria e prosperar no mercado:
#1 Monte um planejamento detalhado
Um bom planejamento é fundamental para a saúde financeira do seu negócio. Por isso, planeje todos as despesas necessárias para o funcionamento das atividades. Faça uma previsão tanto das despesas fixas, como das variáveis. Se você não tiver um valor determinado para gastos, calcule a média de valores do último ano. Pense também nos possíveis reajustes que podem acontecer.
#2 Conheça todos os gastos da drogaria
Você só conseguirá controlar as despesas da drogaria se tiver conhecimento de todas as despesas de sua própria empresa. Fique atento aos extratos bancários, registros e documentos. Até os mínimos valores precisam ser conhecidos.
#3 Diminua os custos desnecessários
Reduzir custos também faz parte das atividades necessárias para controlar as despesas da drogaria. Verifique os gastos com a conta de água, luz, uso de descartáveis e de materiais de escritório, por exemplo. Faça um uso consciente dos recursos sem comprometer a qualidade dos seus serviços e da rotina da farmácia.
#4 Automatize a gestão financeira da farmácia
O mercado oferece muitas opções de softwares de gestão financeira que ajudam a controlar as despesas da drogaria. Depois de conhecer muito bem as necessidades da sua empresa, busque fornecedores que ofereçam serviços e suportes adequados ao que você precisa. Com a automação da gestão financeira, você ganhará agilidade e assertividade nos processos.
Ao controlar as despesas da drogaria, é possível planejar todos os gastos, diminuir os custos e, com isso, melhorar a performance do seu negócio. Em uma boa gestão financeira é fundamental automatizar e otimizar processos e tarefas.
Fonte: Farmarcas
-
Reajuste médio de preços dos medicamentos fica abaixo da inflação geral 01/04/2025 O índice de reajuste anual de preços de medicamentos deste ano varia de 2,60% a 5,06%, com um reajuste médio ponderado de 3,48%. Isto significa que o índice de reajuste médio é menor do que a inflação geral do período – 5,06%, variação acumulada do IPCA em 12 meses, de março de 2024 a fevereiro de 2025.
-
Vendas do varejo farmacêutico atingem R$ 158,4 bilhões em 2024 06/03/2025 O varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024 frente a 2023 e alcançou a marca de R$ 158,4 bilhões em vendas, pelo critério de PPP, preço de compra pelas farmácias. O setor também cresceu em volume, registrando 8,1 bilhões de unidades, número 6,1% maior que os 7,6 bilhões movimentados em 2023. Os dados são da Abafarma (Associação dos Distribuidores Farmacêuticos do Brasil), a partir de dados compilados pelo IQVIA.
-
Reajuste de medicamentos pode ser inferior à inflação 05/02/2025 Pela primeira vez desde 2021, aumento nos preços deve ocorrer em três níveis