
Oriente os consumidores sobre o descarte destes produtos
Os medicamentos são produtos químicos capazes de contaminar solos, água e colocar em risco a vida de pessoas que manuseiam resíduos nos aterros sanitários. A maneira correta de descartar estes produtos é incinerá-los. Mas, provavelmente o consumidor não conseguirá fazer isso na sua casa. A boa notícia é que tanto o poder público como algumas redes de farmácias oferecem este serviço, enquanto o descarte não é regulamentado pelo governo.
Estudos já mostraram que pílulas anticoncepcionais ao serem descartadas pelo esgoto chegam aos rios de água doce e podem dar traços femininos a peixes machos. Uma pesquisa realizada por especialistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2013 mostrou que peixes machos perderam a capacidade de fecundar óvulos e, em casos mais graves, até desenvolveram ovas, característica do gênero feminino da espécie, por causa das substâncias contidas nesses medicamentos.
Segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), um total de 704 farmácias, em 120 municípios de 12 estados da federação, oferece o serviço do descarte correto de medicamentos. Dentre elas estão os estabelecimentos da rede Droga Raia, Drogaria São Paulo, Drogaria Carrefour, e as farmácias do Hipermercado Extra.
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.
-
Mercado farmacêutico brasileiro é o 4º mais competitivo 03/06/2025 Pesquisa avalia cenário da América Latina. No entanto, país cai para a oitava posição em propriedade intelectual
-
Genéricos crescem 7,04% em 2025 09/05/2025 Ao completar 26 anos, os medicamentos genéricos registraram um crescimento de 7,04% nas vendas em 2025, totalizando 553 milhões de unidades comercializadas entre janeiro e março — frente aos 517 milhões contabilizados no mesmo período de 2024.