Anvisa determinou fim de nove produtos.
Foi publicado ontem no Diário Oficial da União a proibição do uso e a comercialização no País de nove medicamentos feitos a base de ervas (fitoterápicos) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além do uso e comercialização, a agência proibiu a fabricação e distribuição dos produtos em todo o território nacional.
Entre os itens proibidos estão: o Chá Sete Ervas 130g (Rouxinol Produtos Naturais - para queima de gordura); o xarope Flor da Índia, da Nutri Plantas (para prisão de ventre); o xarope Flor do Sertão, da Elis Natu´s, (para úlcera e pedra nos rins); Flor da Catingueira, da Bonature Com. de Produtos Naturais; Umburana Composta, sem fabricante informado (para infecções); Nutri Plantas - Composto de Ervas Medicinais, da Nutri Plantas (para azia); Folha Santa, da Natureza Viva ME ( para evitar derrame); Elixir de Pai João, sem fabricante informado e Tayucaroba, sem fabricante informado (para eliminar cravos e espinhas).
- Tendências no mercado farmacêutico em 2025: O que esperar e como preparar sua farmácia 13/01/2025 O mercado farmacêutico em 2025 será marcado por avanços tecnológicos, novas demandas dos consumidores e mudanças regulatórias.
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.