
Anvisa determinou fim de nove produtos.
Foi publicado ontem no Diário Oficial da União a proibição do uso e a comercialização no País de nove medicamentos feitos a base de ervas (fitoterápicos) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além do uso e comercialização, a agência proibiu a fabricação e distribuição dos produtos em todo o território nacional.
Entre os itens proibidos estão: o Chá Sete Ervas 130g (Rouxinol Produtos Naturais - para queima de gordura); o xarope Flor da Índia, da Nutri Plantas (para prisão de ventre); o xarope Flor do Sertão, da Elis Natu´s, (para úlcera e pedra nos rins); Flor da Catingueira, da Bonature Com. de Produtos Naturais; Umburana Composta, sem fabricante informado (para infecções); Nutri Plantas - Composto de Ervas Medicinais, da Nutri Plantas (para azia); Folha Santa, da Natureza Viva ME ( para evitar derrame); Elixir de Pai João, sem fabricante informado e Tayucaroba, sem fabricante informado (para eliminar cravos e espinhas).
-
Canetas emagrecedoras só poderão ser vendidas com retenção da receita 17/04/2025 Todos os medicamentos agonistas GLP-1, incluindo Ozempic, Mounjaro e Wegovy, estão na lista de produtos afetados. Entenda a medida.
-
Reajuste médio de preços dos medicamentos fica abaixo da inflação geral 01/04/2025 O índice de reajuste anual de preços de medicamentos deste ano varia de 2,60% a 5,06%, com um reajuste médio ponderado de 3,48%. Isto significa que o índice de reajuste médio é menor do que a inflação geral do período – 5,06%, variação acumulada do IPCA em 12 meses, de março de 2024 a fevereiro de 2025.
-
Vendas do varejo farmacêutico atingem R$ 158,4 bilhões em 2024 06/03/2025 O varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024 frente a 2023 e alcançou a marca de R$ 158,4 bilhões em vendas, pelo critério de PPP, preço de compra pelas farmácias. O setor também cresceu em volume, registrando 8,1 bilhões de unidades, número 6,1% maior que os 7,6 bilhões movimentados em 2023. Os dados são da Abafarma (Associação dos Distribuidores Farmacêuticos do Brasil), a partir de dados compilados pelo IQVIA.