ACESSO RESTRITO
Os medicamentos, principalmente os de venda livre, são os agentes que
causam o maior número de intoxicação no Brasil e, há décadas, os
números ultrapassam as intoxicações por produtos pesticidas, agrotóxicos
e por picada de animais.
Os dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas (Sinitox) repetidamente trazem o medicamento como a principal causa de intoxicação no Brasil, com 30,6% dos casos em 2011. Estes números apontam para o uso inadequado do medicamento, provavelmente oriundos da automedicação.
De acordo com dados de uma pesquisa feita pelo Datafolha/ICTQ - Pís?Graduaçnao para Farmacêuticos, Fortaleza é capital que mais consome medicamentos sem receita, seguida de Goiânia. Este mesmo levantamento concluiu que 83% das pessoas vão a uma farmácia como a um supermercado e que 52% não conseguem identificar o farmacêutico e acabam consumindo o medicamento sem orientações.
-
50+: sua farmácia está preparada para esse público?
10/11/2025
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população com mais de 50 anos de idade saltou de 15,1% em 2000 para 27,9% em 2024. E a tendência deve se intensificar nas próximas décadas. Para 2050, esse grupo deve chegar a 42,3% dos brasileiros e, para 2078, estima-se que ele ultrapasse os 50%, impulsionando mudanças profundas na economia, na saúde e nos padrões de consumo.
-
NFC-e passa a ser exclusiva para consumidores finais
13/10/2025
Em abril de 2025, foi publicado o Ajuste SINIEF 11/2025, trazendo uma importante mudança na emissão de documentos fiscais eletrônicos.
-
Encontro Farmarcas 2025 movimenta R$ 250 milhões em negócios
02/09/2025
Em mais uma edição, o Encontro Farmarcas 2025 reuniu associados, representantes da indústria farmacêutica e distribuidores em uma programação com foco em negócios, relacionamento e troca de experiências, reforçando o papel do associativismo no mercado, de 27 a 29 de agosto, em São Paulo (SP).