OMS pede mais atenção ao setor.
Segundo publicação no O Estado do Maranhão, hoje é o Dia Mundial da Saúde Mental. Aproveitando a data, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que faltam recursos financeiros e de profissionais capacitados para serviços de prevenção e no tratamento de doenças mentais, neurológias e de distúrbios associados ao uso de drogas e outras substâncias.
A situação é pior em países de baixa e média renda, pois a maioria destina menos de 2% da renda para o setor de saúde mental, além de países que tem menos de um especialista para cada um milhão de pessoas.
A OMS afirmou: "Precisamos aumentar o investimento em saúde mental e destinar os recursos disponíveis para formas mais eficazes e mais humanitárias de serviços?.
O ministro da Saúde brasileira, Alexandre Padilha, disse na reunião do Conselho Nacional da Saúde que os procedimentos ambulatoriais em saúde mental passou de 423mil em 2002 para 21 milhões em 2010.
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.
- Anvisa lança novo sistema de cadastro integrado 10/10/2024 A Anvisa anunciou o lançamento do novo Cadastro Anvisa, que unifica os quatro cadastros anteriormente utilizados