Nos últimos anos, o Complexo Industrial da Saúde (CIS) vem se fortalecendo e apostando na inovação para se destacar no setor de fármacos e medicamentos. O mercado brasileiro faturou no ano passado R$ 33,36 bilhões. De acordo com a consultoria norte americana IMS Health, em oito anos, o Brasil passou do décimo lugar para o sexto no mercado mundial. A estimativa é a de que o País seja o quarto do mercado em 2016.
Para atender essa expectativa, o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, acredita que a única saída é a pesquisa tecnológica. ?Se não avançarmos na pesquisa tecnológica vamos ter um voo de galinha. Para que o País progrida é fundamental agregar conhecimento?, disse.
O governo federal, há cinco anos, tem investido numa política pública conhecida como Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) para alavancar o CIS. Neste semestre, o Ministério da Saúde formalizou 33 parcerias entre laboratórios públicos e privados para verticalizar a cadeia produtiva de fármacos e medicamentos. A estimativa é a de que o Estado economize R$ 225 milhões.
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.
- Anvisa lança novo sistema de cadastro integrado 10/10/2024 A Anvisa anunciou o lançamento do novo Cadastro Anvisa, que unifica os quatro cadastros anteriormente utilizados