Abatimento do preço de lista passou de 36,96% em janeiro para 39,23% em outubro de 2015
Enquanto a crise econômica avança no Brasil, aumentando o desemprego e reduzindo a renda familiar, a indústria farmacêutica tem oferecido mais descontos ao mercado varejista. Entre janeiro e outubro deste ano, o percentual do abatimento passou de 36,96% para 39,23%. Cerca de R$ 6,54 bilhões em medicamentos foram vendidos às farmácias brasileiras em outubro, segundo o preço de lista. Mas, considerando o desconto, o varejo pagou R$ 3,98 bilhões.
“A indústria enfrenta hoje um dilema: o aumento dos custos de produção força uma queda nos descontos, mas fazer isso no meio da crise pode significar uma perda de mercado. Os números mostram qual tem sido a decisão”, afirma presidente executivo da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Antônio Britto.
A indústria farmacêutica comercializou pelo mercado varejista brasileiro 286 milhões de unidade de medicamentos em outubro. Juntas, essas unidades somam 11,8 bilhões de doses, o que representa um crescimento de 2% em comparação com as vendas do mesmo mês em 2014.
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.
- Anvisa lança novo sistema de cadastro integrado 10/10/2024 A Anvisa anunciou o lançamento do novo Cadastro Anvisa, que unifica os quatro cadastros anteriormente utilizados