Variação vai alternar conforme mix entre genéricos e de referência.
Uma reportagem do Valor Econômico desta sexta-feira, 12/08, analisou que mudança na forma de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por substituição tributária para medicamentos deve entrar em vigor a partir de outubro.
Segundo a publicação, na avaliação de fabricantes de medicamentos e representantes do segmento varejista de medicamentos, a alteração vai elevar a carga tributária dos genéricos e pode provocar elevação de preços ao consumidor estimada entre 10% e 25%.
A substituição tributária é a sistemática pela qual o ICMS devido pelo varejista e distribuidor são pagos antecipadamente pela indústria. Para isso geralmente são aplicadas margens estimadas de valor agregado sobre o preço dos fabricantes.
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.
- Anvisa lança novo sistema de cadastro integrado 10/10/2024 A Anvisa anunciou o lançamento do novo Cadastro Anvisa, que unifica os quatro cadastros anteriormente utilizados