TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
ATENDIMENTO
Farmácia Popular distribui remédios gratuitos ou a baixo custo 10/12/2013 08:52:13
No movimentado espaço do Terminal do Siqueira, uma fila de idosos chama a atenção antes das 8 da manhã. A espera é pela abertura da unidade da Farmácia Popular do local. Todos estão em busca de medicamentos de graça ou a baixo custo, forma de garantia da saúde e economia importante para o mês.


A gerente da Célula de Assistência Farmacêutica da SMS, Bianca Coelho, explica que as Farmácias Populares atendem uma demanda grande e, dessa forma, desafogam as farmácias das unidades de saúde. Segundo ela, está sendo estudada a possibilidade de ampliar o número desses equipamentos na Capital.


Em Fortaleza, existem três unidades: Terminais do Siqueira e da Parangaba, parceria da Prefeitura e do Ministério da Saúde, e no Centro, sob responsabilidade do Governo Federal. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as unidades dos terminais atendem uma média mensal de 11 mil pacientes.


Nas Farmácias Populares, os remédios para a hipertensão arterial, diabetes mellitus e asma são gratuitos. Enquanto alguns tipos de antibióticos, antifúngicos, antiparasitários, anti-osteoporose, hipolipemiante, anti-secretor gástrico, anti-inflamatórios, antitérmicos, anticoncepcionais, antipsicóticos e anticonvulsivantes são vendidos a preço de custo, informou a SMS.

Facilidade de acesso


Maria Vilani da Conceição, 68, começou a necessitar de medicação para a hipertensão arterial recentemente, após passar mal e ser diagnosticada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas já encontrou na unidade da Farmácia Popular no Terminal do Siqueira uma facilidade para essa nova rotina. ?O terminal é caminho e prefiro pegar aqui, porque nas unidades a gente sabe que sempre falta a medicação?, comentou.


Também na espera pela Farmácia Popular, Marluce Fernandes de Sousa, 66, relatava a falha que encontrou no atendimento da unidade de saúde. Desde o primeiro semestre sendo atendida em um hospital, ela soube que teria que passar para o acompanhamento em uma unidade de saúde. Após a consulta, descobriu que o remédio que precisa estava em falta no local. ?Ainda bem que tem essas farmácias que dão alguns e vendem barato os outros, senão não ia sobrar nada do salário pra comer?, comentou.


As Farmácias Populares disponibilizam 113 itens na rede própria e 25 itens nas farmácias particulares credenciadas ao programa federal Aqui tem Farmácia Popular, com foco nos pacientes hipertensos e diabéticos.


Para ter acesso aos medicamentos, é necessário apresentar o documento de identidade, CPF e a receita médica dentro do prazo de validade.

 


Compartilhe: