
Mudanças na legislação permitem prescrição medicamentosa e administração de vacinas
O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) reuniu na última terça-feira (15/09), na sede de sua Secciona em Sorocaba, representantes da categoria da cidade e da região, no XV Encontro Paulista de Farmacêuticos. Este encontro está acontecendo em 27 cidades-sedes de seccionais do CRF-SP, com o objetivo de discutir as mudanças no que estão sendo introduzidas no funcionamento de farmácias e drogarias de todo o País.
Esses encontros prosseguirão até novembro, debatendo com os profissionais da área a nova farmácia brasileira, que começou a ser desenhada com a nova legislação. A lei 13.021/14 determina que farmácias são estabelecimentos de saúde e estabelece ainda que podem ser prestados serviços como a administração de vacinas e soros, de acordo com o perfil epidemiológico da região, trabalhando conectada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Pela prescrição farmacêutica, o farmacêutico está habilitado a receitar medicamentos isentos de prescrição médica, em alguns casos como gripes e resfriados, desafogando esse tipo de atendimento em pronto-socorros. Os profissionais podem ainda fazer o acompanhamento da terapia medicamentosa, contribuindo para a adesão ao tratamento, analisando possíveis reações adversas, o que, segundo o Conselho Regional da categoria, melhora a eficiência da terapia prescrita, especialmente para pacientes de doenças crônicas. "Nenhum outro profissional entende mais de medicamento do que o farmacêutico. Temos muito a contribuir com a saúde da população e as mudanças na legislação tem justamente esse objetivo", afirmou o presidente do CRF-SP, Pedro Eduardo Menegasso
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.
-
Mercado farmacêutico brasileiro é o 4º mais competitivo 03/06/2025 Pesquisa avalia cenário da América Latina. No entanto, país cai para a oitava posição em propriedade intelectual
-
Genéricos crescem 7,04% em 2025 09/05/2025 Ao completar 26 anos, os medicamentos genéricos registraram um crescimento de 7,04% nas vendas em 2025, totalizando 553 milhões de unidades comercializadas entre janeiro e março — frente aos 517 milhões contabilizados no mesmo período de 2024.