Falhas da execução na farmácia é quando sua farmácia tem um desafio em alguma área, alguém, ou mesmo você, possui uma ideia para solucionar, mas isto não sai do papel ou da sala de reunião. Uma ideia para resolver os problemas dos vencidos, para aumentar o tíquete médio, para organizar o layout… mas tudo fica no campo dos sonhos.
Hoje, nas empresas, a grande falha não está na criação das ideias, mas na execução das mesmas. A quantidade de ações e ideias criadas é sempre menor que sua capacidade de execução, isto em qualquer empresa.
Mas podemos aumentar a qualidade da execução, nos atentando aos fatores a seguir.
Qual o motivo das falhas da execução na farmácia? Por que a equipe falha tanto no agir? É sobre isso que este artigo trata.
1. A galera não entendeu
Se comunicação significa compreensão, ninguém compreendeu. Não entendeu o objetivo, a estratégia, o passo a passo. Foram para a reunião, ouviram…, mas não entenderam.
2. Departamentos não integrados
Compras não está integrado com a loja, financeiro não sabe de nada, a logística não vai a reuniões, os turnos não se falam… (liderança não unida).
3. Empresas estão ocupadas demais para executar
Existe um redemoinho de burocracias dentro da farmácia que impede que as metas sejam cumpridas. Empresas ocupadas possuem pessoas ocupadas.
4. Não conhecem a meta
A meta traz direção para a execução. Sem metas, eu não executo, pois fico sem caminho para agir.
5. Não possuem placar
Um jogo sem placar é chato. Só consigo medir, acompanhar, se houver indicadores.
6. Falta um líder
Sim, um líder que vai acompanhar, corrigir a rota, organizar as tarefas, gerar as responsabilidades. Em muitas farmácias, são todos fazendo tudo e ninguém cuidando do projeto. Todos ocupados e ninguém liderando.
7. Reuniões de acompanhamento
Eu sei que existem muitas reuniões chatas, sem sentido…, mas aqui, na execução, é necessário constantemente revisar as metas, identificar os erros e só se faz isto por meio dos processos de comunicação do projeto a ser executado.
8. Muitas prioridades, ausência de foco
O foco gera energia e se falta essa prioridade ou se existem muitas, o foco não acontece.
A concorrência está grande, os clientes, exigentes, mudanças são necessárias para otimizar seus resultados. Sair da teoria e ir para a ação, envolver a todos, implantar um placar e cobrar resultados.
Sua ação gera resultados.
Fonte: Por Marcelo Cristian Ribeiro - Guia da Farmácia
- Projeto de lei exige informações em braile nas prateleiras de farmácias, supermercados e padarias 20/02/2024 Pequenas e microempresas poderão ser dispensadas se oferecerem funcionário capacitado para auxiliar
- Brasileiro está comprando mais e de forma menos fragmentada. 27/12/2023 Estudo da Kantar aponta tendência de mais unidades por ida ao ponto de venda em todas as missões de compra.
- Número de consumidores que compram on-line em farmácias cresce 50%, diz pesquisa. 28/11/2023 No Brasil, o consumidor das farmácias está cada vez mais se digitalizando, de acordo com uma pesquisa realizada pelo IFEPEC. O estudo revelou um aumento significativo no percentual de consumidores que afirmaram ter comprado medicamentos de forma não presencial, demonstrando uma mudança de comportamento nos hábitos de compra.