
Movimento é decorrente de aumento da população urbana e renda.
Uma reportagem do O Estado de S. Paulo considerou que o setor varejista brasileiro vem se expandindo fortemente nos últimos anos em decorrência de vários fatores, tais como aumento da população urbana, das taxas de emprego e da renda da população em geral.
Segundo a publicação, o segmento de drogarias protagonizou um movimento muito forte de operações, que teve início timidamente em 2008 e se intensificou bastante nos últimos meses. No último mês, aconteceu a fusão da Droga Raia e Drogasil e, agora, a Drogaria SP e Drogarias Pacheco anunciam uma fusão de suas operações, se tornando a maior empresa do segmento em termos de faturamento.
Atualmente, algumas estimativas apontam que o mercado de drogarias e farmácias possua até 80 mil lojas em todo o Brasil (o número da Abrafarma é 65 mil), sendo 22% nas capitais brasileiras e 78% nas cidades do interior - um número até superior ao verificado nos Estados Unidos, que possui um pouco menos de 60 mil lojas.
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.
-
Mercado farmacêutico brasileiro é o 4º mais competitivo 03/06/2025 Pesquisa avalia cenário da América Latina. No entanto, país cai para a oitava posição em propriedade intelectual
-
Genéricos crescem 7,04% em 2025 09/05/2025 Ao completar 26 anos, os medicamentos genéricos registraram um crescimento de 7,04% nas vendas em 2025, totalizando 553 milhões de unidades comercializadas entre janeiro e março — frente aos 517 milhões contabilizados no mesmo período de 2024.