Cresce número de óbitos por infarto.
Nos últimos anos, cresceu o número de brasileiras mortas por infarto. Há cinquenta anos de cada dez mortes por infarto nove eram homens e uma mulher. Atualmente essa proporção está em seis homens e 4 mulheres. ?Se nada for feito, em pouco tempo, as mulheres passarão os homens em mortes por infarto?, revela o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Carlos Alberto Machado.
Em 2010, 41.211 mulheres foram vítimas de infarto. Já entre todas as doenças cardiovasculares, como o AVC (derrame), doenças hipertensivas, entre outras, a proporção entre homens e mulheres é quase a mesma.
Para a maioria das mulheres o infarto é quase assintomático. As mulheres de 45 anos correm 30% mais riscos que os homens da mesma idade de ter um infarto, sem dor no peito. Esse índice cai para 25% na faixa entre 45 e 65 anos e a diferença só vai desaparecer após os 75 anos, segundo estudo publicado pela Associação Médica Americana.
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.
- Anvisa lança novo sistema de cadastro integrado 10/10/2024 A Anvisa anunciou o lançamento do novo Cadastro Anvisa, que unifica os quatro cadastros anteriormente utilizados