TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
ACESSO RESTRITO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
ATENDIMENTO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
Drogarias vivem momento de transformação
07/04/2014 08:52:13


Os não medicamentos despontam com maior potencial de venda.
O segmento de farmácias e drogarias brasileiro passa por um momento de transição. No passado, a venda de medicamentos era o carro-chefe das operações, hoje os não medicamentos (cosméticos, suplementos alimentares e afins) despontam como a categoria com maior potencial de venda, tanto que existe uma movimentação maior para criação de produtos de marca própria para esse nicho.
Além disso, o aumento da renda da população apontou um gargalo das empresas atuantes nesse setor, a estrutura. Filas, faltas de profissionais e ruptura de produtos estão entre as dificuldades enfrentadas pelos empresários do setor. Na opinião do presidente executivo da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Sérgio Mena Barreto, tanto as redes - hoje maioria no setor - quanto os empresários independentes, os de pequeno porte, terão de encontrar soluções administrativas para atender a demanda que ainda está por vir.
"Um dos fatores que leva a perda do consumidor são as filas. O empresário deve adotar sistemas para agilizar o atendimento, o pagamento, além de evitar rupturas no ponto de venda." O especialista refere-se, messe caso, à falta de produtos nas lojas que leva a desistência da compra.
Na opinião de Barreto, é justamente nesse ponto que as empresas de pequeno porte, que já têm pouca participação no mercado, perdem para as redes líderes, como a Pague Menos, a Drogaria São Paulo, a Onofre, a Ultrafarma, entre outras.
"Enquanto essas redes conseguem ter um número maior de produtos a oferecer, e raramente sofrem com faltas, as empresas independentes são as que mais sentem com a ruptura de produtos", argumentou. Outro ponto levantado por Barreto foi a questão das categorias vendidas dentro das farmácias e drogarias. Como essas lojas passaram a ser vistas como fornecedoras de artigos de higiene e beleza, a venda da categoria não medicamentos - cosméticos, higiene pessoal, suplementos alimentares e afins - foi a que mais cresceu na comparação 2012 versus 2013.
-
50+: sua farmácia está preparada para esse público?
10/11/2025
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população com mais de 50 anos de idade saltou de 15,1% em 2000 para 27,9% em 2024. E a tendência deve se intensificar nas próximas décadas. Para 2050, esse grupo deve chegar a 42,3% dos brasileiros e, para 2078, estima-se que ele ultrapasse os 50%, impulsionando mudanças profundas na economia, na saúde e nos padrões de consumo.
-
NFC-e passa a ser exclusiva para consumidores finais
13/10/2025
Em abril de 2025, foi publicado o Ajuste SINIEF 11/2025, trazendo uma importante mudança na emissão de documentos fiscais eletrônicos.
-
Encontro Farmarcas 2025 movimenta R$ 250 milhões em negócios
02/09/2025
Em mais uma edição, o Encontro Farmarcas 2025 reuniu associados, representantes da indústria farmacêutica e distribuidores em uma programação com foco em negócios, relacionamento e troca de experiências, reforçando o papel do associativismo no mercado, de 27 a 29 de agosto, em São Paulo (SP).