TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
ATENDIMENTO
Desafios do farmacêutico na era digital 23/01/2020 10:20:56

Nos últimos anos, alguns assuntos diariamente em pauta são as mudanças na profissão do farmacêutico e das farmácias e drogarias.

Hoje, temos o farmacêutico clínico, que tem funções que vão muito além da dispensação de medicamentos. Muito mais do que isso, esse profissional tira dúvidas sobre a receita médica, alerta sobre formas de prevenção e interações medicamentosas, entre tantos outros direcionamentos que refletem no resultado e na adesão ao tratamento.

Além disso, tivemos também o início do movimento da humanização do atendimento, onde o farmacêutico ouve e atende as dificuldades físicas e, muitas vezes, também emocionais do paciente.

Isso aproxima o farmacêutico da população e aumenta, ainda mais, a sua importância na saúde das pessoas.

Desafios do farmacêutico

Junto com todo esse cenário, surge o universo digital cada vez mais presente na vida das pessoas e no ponto de venda (PDV). Assim, representando um novo desafio para o farmacêutico.

Isso porque conhecer um pouco de algoritmos, Inteligência Artificial (AI) e outras tecnologias vem se tornando cada vez mais essencial para qualquer profissional.

Para o farmacêutico a tecnologia se torna cada dia mais presente no acompanhamento do tratamento do paciente, bem como na educação e na triagem de saúde.

A Pague Menos, por exemplo, tem uma área específica de tecnologia para incentivar e colaborar com a ampliação dos serviços farmacêuticos. Uma das novidades, já em atividade, é o uso de um aplicativo utilizado via smartphone que captura imagens do rosto do cliente para identificar melasma, índice de oleosidade, rugas, entre outros e oferece orientações sobre produtos mais adequados para cada necessidade.

Cada vez mais deve-se pensar nos desafios do farmacêutico, que precisam investir no aprimoramento profissional constantemente, ter habilidades humanas, desenvolver habilidades de gestão, apresentar um perfil de liderança, entre tantas outras características.

Além disso, vemos também as tecnologias com os sistemas antifurto, os self checkouts e os aplicativos de compra que nos aproximam da loja 4.0 e do futuro da farmácia. Assim, contribuindo para a melhora da saúde da população e revolucionando o PDV.

 

Fotos: Shutterstock

Fonte: Guia da Farmácia

Compartilhe: