
Medicamento passou a ser usado indiscriminadamente e para várias finalidades
Usado para o tratamento de crianças com quadros de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, o metilfenidato, princípio ativo do medicamento mais conhecido comercialmente como “ritalina”, passou a ser popular e é procurado com bastante freqüência em farmácias e drogarias.
Apesar dos efeitos colaterais que pode causar, o medicamento passou a ser usado para outras finalidades, como por exemplo, para uma suposta melhoria da concentração durante os estudos, inclusive para realização de concursos públicos.
No início deste mês, o Ministério da Saúde publicou uma recomendação sobre uso abusivo do medicamento, na qual indica que estados e municípios publiquem protocolos de dispensação (entrada e saída) do medicamento
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.
-
Mercado farmacêutico brasileiro é o 4º mais competitivo 03/06/2025 Pesquisa avalia cenário da América Latina. No entanto, país cai para a oitava posição em propriedade intelectual
-
Genéricos crescem 7,04% em 2025 09/05/2025 Ao completar 26 anos, os medicamentos genéricos registraram um crescimento de 7,04% nas vendas em 2025, totalizando 553 milhões de unidades comercializadas entre janeiro e março — frente aos 517 milhões contabilizados no mesmo período de 2024.