
Se você é empresário do varejo farmacêutico e quer expandir a sua rede de farmácias, ter um planejamento detalhado é fundamental para alcançar os objetivos.
Você pode começar com uma avaliação do market share da região que atua para entender a sua participação em vendas e se há mais espaço para novas drogarias.
Outro fator essencial para ter sucesso na expansão da sua rede de farmácias é planejar o fluxo de caixa. A montagem de uma nova drogaria certamente impactará com custos elevados e você precisa planejar essa verba no caixa da empresa.
Expansão de rede de farmácias exige tempo de planejamento
Planejar o tempo necessário para aumentar a sua rede de farmácias também é outro fator importante.
A abertura de filiais exige a conclusão de muitas tarefas, entre elas:
- Pesquisa de ponto comercial
- Documentação e registros da nova empresa
- Negociação com fornecedores
- Contratação de equipe
- Integração de sistemas
- Acompanhamento de montagem da farmácia
- Elaboração de materiais de divulgação
- Planejamento da inauguração
Registre e acompanhe todas as etapas
Cada um dos itens que falamos anteriormente necessitará de uma atenção detalhada. Por isso, é fundamental que você registre todas as informações para acompanhar a execução de cada tarefa.
A expansão de uma rede de farmácias requer um trabalho semelhante ao que você fez quando precisou abrir a sua primeira drogaria. Porém, como se trata de uma ou mais filiais, fique atento às exigências na legislação federal, estadual e municipal.
Lembre-se que a vinculação das informações administrativas, financeiras e fiscais das empresas precisa ser feita corretamente.
Busque a assessoria de profissionais especializados para ajudar você nesse processo e, com certeza, você conseguirá expandir a sua rede de farmácias e ter sucesso nos negócios!
Fonte: Farmarcas
-
Reajuste médio de preços dos medicamentos fica abaixo da inflação geral 01/04/2025 O índice de reajuste anual de preços de medicamentos deste ano varia de 2,60% a 5,06%, com um reajuste médio ponderado de 3,48%. Isto significa que o índice de reajuste médio é menor do que a inflação geral do período – 5,06%, variação acumulada do IPCA em 12 meses, de março de 2024 a fevereiro de 2025.
-
Vendas do varejo farmacêutico atingem R$ 158,4 bilhões em 2024 06/03/2025 O varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024 frente a 2023 e alcançou a marca de R$ 158,4 bilhões em vendas, pelo critério de PPP, preço de compra pelas farmácias. O setor também cresceu em volume, registrando 8,1 bilhões de unidades, número 6,1% maior que os 7,6 bilhões movimentados em 2023. Os dados são da Abafarma (Associação dos Distribuidores Farmacêuticos do Brasil), a partir de dados compilados pelo IQVIA.
-
Reajuste de medicamentos pode ser inferior à inflação 05/02/2025 Pela primeira vez desde 2021, aumento nos preços deve ocorrer em três níveis