A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (28) o Projeto de Lei 3596/12, do Senado, que altera a Lei de Vigilância Sanitária sobre Produtos Farmacêuticos (Lei 6360/76) para garantir que soros, injeções e medicamentos tenham embalagens de fácil identificação. O objetivo é evitar que novas mortes ocorram nos hospitais pela administração de medicamentos errados como no caso da estudante de 12 anos que faleceu ao ter recebido vaselina no lugar de soro fisiológico.
O relator na comissão, deputado Doutor Paulo César (PSD-RJ), afirmou que o rótulo correto pode salvar vidas principalmente no pronto atendimento e nos centros cirúrgicos. Para o deputado além de proteger o paciente a rotulagem certa também vai proteger os profissionais de saúde de possíveis erros.
O projeto também determina que embalagens de medicamentos de uso infantil sejam diferenciadas das de uso adulto. A proposta tramita em regime de prioridade, será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça.
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.
- Anvisa lança novo sistema de cadastro integrado 10/10/2024 A Anvisa anunciou o lançamento do novo Cadastro Anvisa, que unifica os quatro cadastros anteriormente utilizados