TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
ACESSO RESTRITO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
ATENDIMENTO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
Automedicação causa 20 mil mortes anualmente no Brasil
09/11/2012 08:52:13
Facilidade em adquirir medicamentos sem prescrição médica e baixo controle das propagandas de produtos farmacêuticos ajudam a colocar o Brasil entre os cinco maiores consumidores de medicamentos do mundo. O agravante é que boa parte dos produtos comprados em farmácias é usada sem orientação médica, causando cerca de 20 mil mortes anualmente de acordo com a Associação Brasileira de Indústrias Farmacêuticas (Abifarma).
Facilidade em adquirir medicamentos sem prescrição médica e baixo controle das propagandas de produtos farmacêuticos ajudam a colocar o Brasil entre os cinco maiores consumidores de medicamentos do mundo. O agravante é que boa parte dos produtos comprados em farmácias é usada sem orientação médica, causando cerca de 20 mil mortes anualmente de acordo com a Associação Brasileira de Indústrias Farmacêuticas (Abifarma).A automedicação dificulta o diagnóstico médico, o que pode levar a um agravamento do quadro e induzir escolhas inadequadas de tratamento. A ingestão errada de medicamentos pode causar reações adversas graves, além de ser a principal causa de intoxicações no País, à frente de produtos de limpeza, agrotóxicos e alimentos estragados. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 18% das mortes por envenenamento se deve à automedicação e 23% dos casos de intoxicação infantil, à ingestão acidental de medicamentos.
A clínica geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ligia Raquel Brito, destaca que até medicamentos mais simples e comuns podem causar reações adversas severas. ?Analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios são medicamentos popularmente usados sem indicação médica e são os principais responsáveis por quadros de intoxicação?, alerta.
-
Semaglutida pode turbinar lucro das farmácias em até 15%
16/01/2026
O fim da patente do Ozempic, medicamento à base de semaglutida da Novo Nordisk, deve ter efeitos que vão além da indústria farmacêutica. Segundo o Itaú BBA, o lucro das farmácias na bolsa de valores pode crescer até 15% com uma maior oferta de remédios com o princípio ativo. As informações são da CNN Brasil.
-
50+: sua farmácia está preparada para esse público?
10/11/2025
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população com mais de 50 anos de idade saltou de 15,1% em 2000 para 27,9% em 2024. E a tendência deve se intensificar nas próximas décadas. Para 2050, esse grupo deve chegar a 42,3% dos brasileiros e, para 2078, estima-se que ele ultrapasse os 50%, impulsionando mudanças profundas na economia, na saúde e nos padrões de consumo.
-
NFC-e passa a ser exclusiva para consumidores finais
13/10/2025
Em abril de 2025, foi publicado o Ajuste SINIEF 11/2025, trazendo uma importante mudança na emissão de documentos fiscais eletrônicos.