TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
ACESSO RESTRITO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
ATENDIMENTO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
Anvisa suspende suplementos vitamínicos e diclofenaco potássico
26/02/2015 08:52:13
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quarta-feira (25), a suspensão de três suplementos vitamínicos. Além disso, foi suspenso também o medicamento Reutrite (diclofenaco potássico).
No caso dos suplementos, o motivo da proibição da distribuição e venda é o fato de os produtos não terem segurança e eficácia comprovada pela Anvisa e o fato de as composições dos produtos não estarem especificadas na Farmacopeia Brasileira ou no Food Chemical Codex, compêndio internacional de qualidade aprovada para alimentos.
Um dos suplementos suspensos foi o Suplemento Mineral Cromo, da Maxinutri Laboratório Nutracêutico, pela presença da substância cromo glicina complexado.
Os outros dois suplementos suspensos foram o Suplemento Vitamínico Mineral Quelatus e o Suplemento Vitamínico Mineral Quelatus Sênior, ambos da Eurofarma Laboratórios. No primeiro, foi encontrada a substância nicotinato glicinato de cromo e selênio glicina. No segundo havia a substância nicotinato glicinato de cromo e glicinato de selênio.
Segundo o responsável farmacêutico pela Maxinutri Laboratório Nutracêutico, Fernando Ferdinandi, a partir de uma determinação da Anvisa de dezembro de 2014, "todas as empresas produtoras da substância cromo quelato foram notificadas para que fosse feita a adequação do produto, pois o complexo mineral ?quelato? necessita ser substituído por outro mineral autorizado". "A Maxinutri, em atendimento à nova legislação, adotou as medidas necessárias para reformulação do produto cromo quelato, sendo alterada também sua nomenclatura para cromo", afirmou.
Já o laboratório Eurofarma informa que está em contato com técnicos da Anvisa para esclarecer eventuais dúvidas e buscar reverter a situação "já que os produtos não apresentam qualquer risco sanitário". "Os nutrientes ativos da formulação fazem parte da dieta nutricional, são importantes na preservação da saúde e estão presentes nos produtos dentro dos limites diários de ingestão preconizados no Brasil para alimentos", afirmou a empresa, em nota.
Ainda segundo a empresa, os mesmo componentes encontrados nos produtos Quelatus e Quelatus Sênior "também são encontrados na formulação de suplementos comercializados por outras empresas no Brasil e em grandes mercados mundiais".
Diclofenaco potássico
O medicamento Reutreite (diclofenaco potássico), 50 mg, comprimido revestido, fabricado pela Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos, foi suspenso por não apresentar resultados dentro das especificações no ensaio de dissolução, segundo a Anvisa. O remédio é usado para combater dor e inflamações.
-
Semaglutida pode turbinar lucro das farmácias em até 15%
16/01/2026
O fim da patente do Ozempic, medicamento à base de semaglutida da Novo Nordisk, deve ter efeitos que vão além da indústria farmacêutica. Segundo o Itaú BBA, o lucro das farmácias na bolsa de valores pode crescer até 15% com uma maior oferta de remédios com o princípio ativo. As informações são da CNN Brasil.
-
50+: sua farmácia está preparada para esse público?
10/11/2025
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população com mais de 50 anos de idade saltou de 15,1% em 2000 para 27,9% em 2024. E a tendência deve se intensificar nas próximas décadas. Para 2050, esse grupo deve chegar a 42,3% dos brasileiros e, para 2078, estima-se que ele ultrapasse os 50%, impulsionando mudanças profundas na economia, na saúde e nos padrões de consumo.
-
NFC-e passa a ser exclusiva para consumidores finais
13/10/2025
Em abril de 2025, foi publicado o Ajuste SINIEF 11/2025, trazendo uma importante mudança na emissão de documentos fiscais eletrônicos.