ACESSO RESTRITO
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda
de um chá e de dois produtos emagrecedores nesta sexta-feira (12). O
chá misto solúvel Funchinane, da empresa Naturelife, foi suspenso pela
constatação da presença de substâncias que não são permitidas em chás:
maltodextrina, sucralose e dióxido de silício.
A empresa afirmou, em nota, que "vai atender a determinação da Anvisa e todas as medidas legais serão adotadas com base na legislação vigente".
Já os medicamentos emagrecedores Bio Waist Spirulina em cápsulas e Bio Waist QS ? Quitosana e Spirulina em cápsulas, da empresa La Mata Laboratório Botânico Ltda, foram suspensos por não terem registro na Anvisa.
Segundo a empresa La Mata, que trabalha com fitoterápicos, ?devido ao fato de as exigências da Anvisa serem grandes com relação a medicamentos dessa área, a empresa vai voltar para o segmento de alimentos e está se adequando para obter o registro dos produtos como suplementos alimentares?.
Recentemente, a Anvisa iniciou uma discussão para definir mudanças no registro de fitoterápicos. Em maio, abriu uma consulta pública para atualizar uma lista dos produtos que poderão ter um registro simplificado. A proposta inclui uma diferenciação entre os que tiveram sua eficácia comprovada por testes clínicos e produtos tradicionais. A consulta fica aberta até o dia 22 de julho.
-
Semaglutida pode turbinar lucro das farmácias em até 15%
16/01/2026
O fim da patente do Ozempic, medicamento à base de semaglutida da Novo Nordisk, deve ter efeitos que vão além da indústria farmacêutica. Segundo o Itaú BBA, o lucro das farmácias na bolsa de valores pode crescer até 15% com uma maior oferta de remédios com o princípio ativo. As informações são da CNN Brasil.
-
50+: sua farmácia está preparada para esse público?
10/11/2025
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população com mais de 50 anos de idade saltou de 15,1% em 2000 para 27,9% em 2024. E a tendência deve se intensificar nas próximas décadas. Para 2050, esse grupo deve chegar a 42,3% dos brasileiros e, para 2078, estima-se que ele ultrapasse os 50%, impulsionando mudanças profundas na economia, na saúde e nos padrões de consumo.
-
NFC-e passa a ser exclusiva para consumidores finais
13/10/2025
Em abril de 2025, foi publicado o Ajuste SINIEF 11/2025, trazendo uma importante mudança na emissão de documentos fiscais eletrônicos.