ACESSO RESTRITO
A greve de funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pode ter impacto no estoque de medicamento e insumos farmacêuticos em até uma semana, afirmou João Maria Medeiros, presidente do Sindicato dos funcionários de agências de regulação (Sinagências).
Cerca de 40% dos funcionários da Anvisa pararam no País, segundo o sindicalista. Agências reguladoras de todo o país fazem greve e pedem reajuste.? ?Desde esta terça-feira, diz, apenas 30% dos funcionários que trabalham na liberação de mercadorias no Galeão estão trabalhando.
Amanhã, a greve deve ser intensificada no aeroporto de Guarulhos e no porto de Santos.? ?Para evitar desabastecimento, o Sindicato que reúne a indústria farmacêutica em São Paulo (Sindusfarma) vai reunir os associados para, possivelmente, entrar com uma ação judicial garantindo a liberação dos produtos.?A Associação de farmácias (Abrafarma) avalia que a greve pode impactar na autorização para novas farmácias e, também, nos estoques.
O setor de medicamentos avalia que, se a greve se estender por um mês, é possível que haja desabastecimentos pontuais nas farmácias.
-
Semaglutida pode turbinar lucro das farmácias em até 15%
16/01/2026
O fim da patente do Ozempic, medicamento à base de semaglutida da Novo Nordisk, deve ter efeitos que vão além da indústria farmacêutica. Segundo o Itaú BBA, o lucro das farmácias na bolsa de valores pode crescer até 15% com uma maior oferta de remédios com o princípio ativo. As informações são da CNN Brasil.
-
50+: sua farmácia está preparada para esse público?
10/11/2025
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população com mais de 50 anos de idade saltou de 15,1% em 2000 para 27,9% em 2024. E a tendência deve se intensificar nas próximas décadas. Para 2050, esse grupo deve chegar a 42,3% dos brasileiros e, para 2078, estima-se que ele ultrapasse os 50%, impulsionando mudanças profundas na economia, na saúde e nos padrões de consumo.
-
NFC-e passa a ser exclusiva para consumidores finais
13/10/2025
Em abril de 2025, foi publicado o Ajuste SINIEF 11/2025, trazendo uma importante mudança na emissão de documentos fiscais eletrônicos.