TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
ACESSO RESTRITO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
ATENDIMENTO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
Anvisa aprova nova regra para venda de similares
10/10/2014 08:52:13


Medicamentos serão opção à droga de referência.
A partir do próximo ano, os farmacêuticos vão poder oferecer os medicamentos similares como uma opção aos medicamentos de referência prescritos pelo médico, troca que, hoje, só é permitida entre o genérico e o referência.
O produto de referência é, em geral, aquele original, que trouxe a inovação. Similares e genéricos são cópias. A mudança na forma da venda do similar, chamada de intercambialidade, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última quinta-feira (09/10).
A alteração decorre do fato de que, até o fim deste ano, será obrigatório que os similares apresentem os mesmos testes de equivalência que os genéricos para comprovar que funcionam, no organismo, como os originais. A nova regra para a venda valerá a partir de 1º de janeiro de 2015, mas as empresas terão um ano para incluir a informação sobre a intercambialidade nas suas bulas.
O impacto da medida deve ser sentido mais em relação aos medicamentos de venda controlada. Isso porque, na prática, as farmácias não cobram a prescrição médica na hora de vender medicamentos de tarja vermelha -- a não ser aqueles cuja receita deve ser retida, como antibióticos -- e, assim, essa troca pelo similar acaba já sendo feita livremente.
O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, diz que "deveria funcionar o respeito às tarjas" e a obrigação de apresentação da receita. "Não dá mais para tratar um medicamento de tarja como se ele não tivesse tarja." Segundo o diretor, os laboratórios pediram a prorrogação de um grupo de trabalho para avaliar formas de exigir a prescrição nas farmácias.
-
50+: sua farmácia está preparada para esse público?
10/11/2025
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população com mais de 50 anos de idade saltou de 15,1% em 2000 para 27,9% em 2024. E a tendência deve se intensificar nas próximas décadas. Para 2050, esse grupo deve chegar a 42,3% dos brasileiros e, para 2078, estima-se que ele ultrapasse os 50%, impulsionando mudanças profundas na economia, na saúde e nos padrões de consumo.
-
NFC-e passa a ser exclusiva para consumidores finais
13/10/2025
Em abril de 2025, foi publicado o Ajuste SINIEF 11/2025, trazendo uma importante mudança na emissão de documentos fiscais eletrônicos.
-
Encontro Farmarcas 2025 movimenta R$ 250 milhões em negócios
02/09/2025
Em mais uma edição, o Encontro Farmarcas 2025 reuniu associados, representantes da indústria farmacêutica e distribuidores em uma programação com foco em negócios, relacionamento e troca de experiências, reforçando o papel do associativismo no mercado, de 27 a 29 de agosto, em São Paulo (SP).