65% da indústria nacional investem nesses produtos.
Dados do IMS Health mostraram que os medicamentos similares representam 65% da indústria farmacêutica nacional. E com a queda da patente de, aproximadamente, mais 12 fármacos de referência em 2012, a tendência é de aquecimento no mercado.
Ainda segundo dados do IMS, dos cerca de 11 mil medicamentos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), quase oito mil são similares. Além disso, medicamentos para o câncer de mama e colo-retal e para distúrbios psicológicos perderão a patente ainda este ano.
Uma pesquisa da Anvisa do ano passado revelou que 92% dos genéricos de marca estão de acordo com as normas sanitárias. "Além disso, os testes de biodisponibilidade a que serão submetidos todos os genéricos de marca até 2014, avaliarão a segurança e a eficácia da formulação - confirmando que eles são absorvidos pelo organismo na mesma velocidade que os referência", explicou a analista de planejamento e controle de produção sênior, Gardênia Alves de Brito.
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.
- Anvisa lança novo sistema de cadastro integrado 10/10/2024 A Anvisa anunciou o lançamento do novo Cadastro Anvisa, que unifica os quatro cadastros anteriormente utilizados