Passo 1:
Backup dos Dados em 31/12/2020 após o expediente.
A Trier recomenda que você faça um backup do sistema antes de executar o PASSO 2. Se você não sabe fazer, assista o vídeo abaixo:
Passo 2:
Gerar o Relatório de Registro de Inventário em 31/12/2020 após o expediente.
Você precisa emitir o Relatório de Registro de Inventário em 31/12/2020 e guardar essa informação para enviar posteriormente ao seu Contador.
Não esqueça, esse relatório deve ser emitido na data de 31/12/2020 APÓS O EXPEDIENTE da sua loja.
Siga o vídeo abaixo para aprender como emitir o Relatório de Registro de Inventário:
Passo 3:
Manutenção no Cadastro de Produtos
Após 31/12/2020
Antes de vender em 2021
Você deverá executar no sistema a rotina para mudar os produtos cadastrados com ST para Alíquota de ICMS integralmente tributado, que nesse caso poderá ser de 17% ou 25%. Para facilitar, você poderá realizar a manutenção com base no NCM do produto, questionando o seu contador.
O vídeo abaixo demonstra como realizar a manutenção, que deverá ser executada com o auxílio do seu contador antes que você venda algum produto em 2021.
Não esqueça! Toda a mudança de tributação deve ser feita sob a orientação do seu Contador.
Passo 4:
Emissão do Relatório de Vendas por Produto (Mensal)
O Passo 4 deverá ser executado em Fevereiro de 2021.
Emita o Relatório de Vendas por Produto do mês anterior, seguinto a orientação do vídeo abaixo. Coloque a Data Inicial em 01/01/2021, Data Final em 31/01/2021.
Se você já executou todos os passos, precisa agora enviar os relatórios para o seu contador.
a) Envie o Registro de Inventário que você gerou em 31/12/2020 conforme orientação do Passo 2 para o seu Contador.
b) Envie o relatório de Vendas por Produto que você gerou para o seu contador.
Com essas informações, o seu contador poderá realizar a apuração do imposto a pagar após a mudança da Substituição Tributária em SC.