
Passo 1
Backup dos Dados em 30/09/2022 após o expediente.
A Trier recomenda que você faça um backup do sistema antes de executar o PASSO 2. Se você não sabe fazer, assista o vídeo abaixo:
Passo 2:
Gerar o Relatório de Registro de Inventário em 30/09/2022 após o expediente.
Precisamos emitir o Relatório de Registro de Inventário em 30/09/2022 em formato XLS e guardar essa informação para enviar posteriormente ao seu Contador.
Não esqueça, para agilizar seu processo recomendamos que o relatório seja emitido na data de 30/09/2022 APÓS O EXPEDIENTE da sua loja. Caso não consiga, fique tranquilo, você poderá emitir em outro momento definindo a data 30/09/2022.
Siga o vídeo abaixo para aprender como emitir o Relatório de Registro de Inventário:
Passo 3:
Manutenção no Cadastro de Produtos
Após 30/09/2022
Antes de vender em Outubro de 2022
Se você não utiliza o Cadastro Inteligente da Trier, deverá executar no sistema a rotina para mudar os produtos cadastrados com ST para Alíquota de ICMS integralmente tributado, que nesse caso poderá ser de 17% ou 25%. Para facilitar, você poderá realizar a manutenção com base no NCM do produto, questionando o seu Contador.
O video abaixo demonstra como realizar a manutenção, que deverá ser executada com o auxílio do seu contador antes que você venda algum produto em outubro de 2022.
Para realizar o procedimento de manutenção do cadastro de produtos, fale com seu contador e tenha em mãos:
- A lista dos NCMs dos produtos que serão alterados
- As alíquotas que serão utilizadas nos NCMs que serão alterados
- Os CSTs ou CSONs que serão utilizados nos NCMs que serão alterados
Manutenção para Alteração de Alíquota de ICMS Versão Java por NCM
Se você já executou todos os passos, precisa agora enviar os relatórios para o seu contador.
- Envie o Registro de Inventário que você gerou em 30/09/2022 em formato XLS conforme orientação do Passo 1 para o seu Contador.
Com essas informações, o seu contador poderá realizar a apuração do crédito do imposto retido por Substituição Tributária.