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ATENDIMENTO
SEFAZ VIRTUAL RS - Atualizado 08/05


PREZADO CLIENTE 

A SEFAZ está normalizando aos poucos, em alguns momentos ainda está apresentando instabilidade. 

As notas emitidas em contingência, serão enviadas automaticamente no decorrer dos próximos dias.
Caso, você continue com pendências de reprocessamento de notas, entre em contato com o suporte.  

Caso, você continue sem conseguir emitir NFC-e ou NF-e 

Siga o passo a passo abaixo: 

A SEFAZ RS, está migrando os servidores para a nuvem, por isso pode ser necessário reiniciar seu modem de internet

Desligue seu modem e deixe ele desligado por 2 a 3 minutos 

Após isso, ligue novamente, e verifique se as vendas aprovam. 
Caso não aprovar, necessário continuar aguardando. 

Você pode repetir o procedimento depois de 1 hora

⚠️ Se você tentou mais de duas vezes e não deu certo, verifique com o seu provedor de internet as rotas para as seguintes URLs:

sefazrs.rs.gov.br 
nfe.sefazrs.rs.gov.br
nfce.sefazrs.rs.gov.br 
svrs.rs.gov.br
nfce.svrs.rs.gov.br
nfe.svrs.rs.gov.br

➡️ Todas as comunicações, configurações e regras devem apontar para os endereços URL dos serviços (e não para os endereços IP). O endereço (URL) permanece inalterado e deve ser dos domínios sefazrs.rs.gov.br ou svrs.rs.gov.br.

 

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07/05/2024 - ​SEFAZ Inoperante - Orientações

Informamos que devido as chuvas e alagamentos no Rio Grande do Sul, os servidores da Sefaz Virtual do Rio Grande do Sul, que são responsáveis pela aprovação de NF-e e NFC-e em 17 estados do Brasil, estão inoperantes, por tempo indeterminado, sem previsão para reativação. 

Durante esse periodo do desligamento, clientes que não são do estado de Santa Catarina devem verificar se na tela de vendas, há uma mensagem em vermelho - escrita Sistema em modo Contingencia, se não houver mensagem, clique em CTRL + F5 na tela de vendas para ativar o modo contingencia para emissão de NFC-e provisória. 
 

Para entrada de mercadoria NF-e

Você precisa do arquivo do XML válido, quem deve lhe enviar o arquivo é o fornecedor.
Se você já possui o XML recebido do fornecedor via e-mail,
Basta fazer o download do arquivo no computador e fazer upload do arquivo na tela de entrada de mercadoria pela tela de atalho do F9

 

Assista o vídeo com orientação de como realizar a entrada manual

Para emissão de NF-e do tipo :

Devolução fornecedor 
Devolução cliente 
Transferência de mercadoria 
ou qualquer outra operação que necessite de NF-e 

Deve-se aguardar a normalização do SEFAZ para envio e aprovação das notas fiscais.

 

 

Segue lista de estados que aceitam contingência para emissão de NFC-e offline
Acre Amazonas
Alagoas Amapá
Bahia Distrito Federal
Espírito Santo Goiás
Maranhão Minas Gerais
Mato Grosso do Sul Mato Grosso
Pará Paraíba
Pernambuco Piauí
Paraná Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte Rondônia
Roraima Rio Grande do Sul
Tocantins São Paulo

 

Orientações para Santa Catarina

 

A seguir, destacamos instruções para auxiliar os clientes de Santa Catarina em relação ao funcionamento do sistema em modo contingência e à configuração de TTD. 

É fundamental identificar a presença ou ausência de ECF para determinar a configuração adequada, seja 706 ou 707.

1.Clientes sem ECF:

Situação 1: TTD configurado como 706, resultando na não impressão de vendas em modo contingência.
Ação Recomendada: Orientar o cliente a entrar em contato com seu contador para alterar a configuração de TTD para 707.

Após alteração no SEFAZ, ajustar a configuração no cadastro de filiais na aba informações próprias: 

Situação 2: TTD configurado como 707, vai tentar enviar a NFC-e - quando não conseguir irá aparecer mensagem na tela, informando que a nota será emitida em contingência. 

 

Ao clicar em Ok- irá imprimir uma danfe e enviar a nota em contingência para a tela de manutenção. 


2.Clientes com ECF:


Situação Atual: TTD configurado como 707, o que oculta o menu fiscal.
Ação Recomendada: Verificar qual o terminal está com a ECF em funcionamento e ajustar as configurações do sistema para o terminal - conforme imagem abaixo:

Cliente pode emitir vendas pela DAV e finalizar no computador onde a impressora ECF está configurada- utilizando a tela de emissão venda cupom fiscal 

 

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05/05/2024 - Esclarecimentos para empresas que possam estar enfrentando problemas na emissão de DFe

Em função das enchentes que assolam o RS, do desligamento de energia no Centro Histórico de Porto Alegre e do alagamento de boa parte da cidade, foram necessárias algumas ações emergenciais, como a interrupção na operação de um dos Datacenters e a transferência da operação de alguns serviços para o ambiente tecnológico de nuvem.

Todos os serviços de Documentos Fiscais Eletrônicos estão operando e, caso a empresa não esteja conseguindo utilizar algum serviço, recomendamos que verifique se não possui alguma configuração em seu ambiente que limite a comunicação de internet aos endereços IP de um ou de outro dos Datacenters (como por exemplo, regra em firewall que restrinja a comunicação para determinados IP) e que, por isso, esteja impedindo os sistemas da empresa de se comunicarem com o ambiente de nuvem. Todas as comunicações, configurações e regras, devem apontar para os endereços URL dos serviços (e não para os endereços IP), sob pena da empresa não conseguir utilizar adequadamente os serviços.

É importante ressaltar que o endereço dos serviços (URL) permanece inalterado, sendo as solicitações automaticamente encaminhadas para o serviço que estiver em melhores condições de atendimento no momento da respectiva requisição.

Fonte: Portal SEFAZ RS