Passo 1
Alteração da Alíquota no Sistema
Para adequar seu cadastro de produto, será necessário realizar a troca da porcentagem da alíquota de cada item.
Para farmácias unificadas (que utilizam o módulo replicador) este procedimento deverá ser realizado somente na CENTRAL.
OBS: Antes de executar esta rotina, realize o backup do sistema para que assim haja possibilidade de recuperação de dados em caso de divergências de informações.
Esta alteração entra em vigor no dia 01 de Janeiro de 2022. E deverá ser executada antes de ser realizada quaisquer operações de saída no sistema Trier. Caso já tenha realizado uma venda ou outras saídas, este procedimento deverá ser executado no dia seguinte antes de qualquer movimentação de saída.
Para agilizar o processo, utilize a rotina de manutenção de cadastro, acesse o menu "Manutenções > Cadastros > Produtos Geral":
Para concluir a operação, clique em Processar [F2].
Feito o processo, siga para o passo 02.
Passo 2:
Relatório para Validação
Ao concluir o processo, é aconselhável realizar a emissão do relatório de Listagem de Produtos. Acesse o menu "Relatórios > Listagem de Cadastros > Relação de Produtos":
Ao acessá-lo, diriga-se à guia "Dados III" e no campo "Alíquota ICMS" selecione a alíquota de 17,5%.
Para concluir a operação clique em Gerar Relatório [F2].
Caso este relatório exiba algum produto, o processo (Passo 1) deverá ser realizado novamente.