
Mulheres vacinadas contra a gripe durante a gravidez podem ter um risco menor de parto prematuro e bebês de baixo peso, segundo um estudo feito nos Estados Unidos e publicado nesta semana na revista médica PLoS Medicine.
De acordo com informações do G1, a pesquisa, feita na Universidade Emory, na Georgia, estudou um grupo de mais de 4 mil mães entre junho de 2004 e setembro de 2006, prestando atenção especial nos bebês nascidos durante a temporada de gripe no hemisfério norte, que ocorre entre outubro e maio (no Brasil, que está no hemisfério sul, é o contrário).
A conclusão foi que bebês nascidos nessa época tinham menos chance de serem prematuros se suas mães tomaram a vacina em qualquer período da gestação. Fora da temporada da doença, a diferença não foi relevante.
Os pesquisadores alertam, no entanto, que este é apenas um estudo estatístico e que mais pesquisas precisam ser feitas sobre o tema.
-
Vendas de não medicamentos crescem 110% em cinco anos 01/08/2025 Em 2024, categoria movimentou R$ 19,2 bilhões nas grandes redes de farmácias
-
Farmácias têm até 31 de julho para renovar o credenciamento no Programa Farmácia Popular 31/07/2025 Medida fortalece as ações de monitoramento do Programa para prevenir irregularidades e assegurar o pleno acesso da população
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.