Novo estudo reduz 65% o risco de aumento do tumor.
O medicamento Afinitorã (everolimo) da farmacêutica suíça Novartis foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de pacientes com tumor neuroendócrino avançado de pâncreas.
Após testes, foi provado que o medicamento mais que dobrou o tempo sem crescimento do tumor (passou de 4,6 meses para 11 meses, além de reduzir em 65% o risco de crescimento da doença).
A fase inicial da doença é tratada com cirurgia para a retirada do tumor, porém 60% dos doentes são diagnosticados com a doença em estágio avançado, quando o câncer já é considerado agressivo e de difícil tratamento, já que pode se espalhar para outros órgãos.
A taxa de sobrevivência em cinco anos para esses pacientes é de 27%. Ainda, segundo o estudo publicado no NEJM, após 18 meses, 34% dos pacientes tratados com Afinitorâ continuavam com o tumor controlado.
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.
- Anvisa lança novo sistema de cadastro integrado 10/10/2024 A Anvisa anunciou o lançamento do novo Cadastro Anvisa, que unifica os quatro cadastros anteriormente utilizados