Agência quer alterações em pesquisas feitas por laboratórios.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer regulamentar o acesso a medicamentos em fase de testes. Segundo uma reportage, do correio Braziliense, por isso, a companhia abriu uma consulta pública, cujas sugestões podem ser enviadas até o próximo dia 30, para atualizar as regras que tratam do assunto, formuladas na década de 1980.
A principal mudança seria permitir que participantes das etapas de teste continuem recebendo o medicamento após a conclusão da pesquisa, mesmo que a droga ainda não esteja registrada na Anvisa.
Somente após essa etapa é que os medicamentos podem ser comercializados no País. Em média, a Agência autoriza 200 estudos clínicos por ano. Em 2010, 526 pessoas participaram de experimentos.
- Tendências no mercado farmacêutico em 2025: O que esperar e como preparar sua farmácia 13/01/2025 O mercado farmacêutico em 2025 será marcado por avanços tecnológicos, novas demandas dos consumidores e mudanças regulatórias.
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.