Assunto é polêmico e rendeu críticas da Anvisa.
Como presidente da República em exercício, Rodrigo Maia sancionou, sem vetos, a lei que libera a comercialização de emagrecedores e inibidores de apetite no Brasil, segundo confirmação feita pela assessoria de imprensa do presidente da Câmara.
O projeto susta os efeitos de uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 2011, que proibiu a venda de alguns medicamentos desta categoria. A Agência já criticou a medida e vê perigo à saúde da população.
A retirada dos fármacos à base de anfetamina, como o femproporex, mazindol e anfepramona, tinha como justificativa a falta de estudos que comprovassem a eficácia das substâncias e os riscos do uso desses medicamentos eram superiores a eventuais benefícios.
Fonte: Guia da Fármacia
- Brasileiro cria app que ajuda analfabetos e deficientes visuais a “ler” caixas de medicamentos 15/10/2024 O dispositivo utiliza a câmera do celular para traduzir as informações aos usuários por comando de voz
- Anvisa amplia testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 11/10/2024 A Anvisa anunciou a ampliação dos testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que ocorrerão entre 14 de outubro e 31 de dezembro de 2024, de forma gradual em várias regiões do país. As farmácias privadas estão convidadas a participar, atualizando seus cadastros e operando o sistema conforme cronograma regional.
- Anvisa lança novo sistema de cadastro integrado 10/10/2024 A Anvisa anunciou o lançamento do novo Cadastro Anvisa, que unifica os quatro cadastros anteriormente utilizados