ACESSO RESTRITO
A pílula do dia seguinte foi criada para ser utilizada diante da necessidade de evitar uma gravidez indesejada em situações de emergência, quando por exemplo, acontece uma falha em algum outro método, como o rompimento do preservativo após a relação sexual.
Porém, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de SP, baseado na percepção de farmacêuticos de todo o Brasil, chegou a conclusão de que as pílulas de contracepção de emergência, mais conhecidas como pílulas do dia seguinte, estão sendo usadas com frequência pelas mulheres e sem orientação de um especialista.
Segundo informações do CruzeiroNet, alguns estudos demonstram que um consumo elevado tende a reduzir o efeito do medicamento e, por isso, ele deve ser tomado de forma consciente. Isso sem mencionar que a pílula, tomada com frequência, pode trazer efeitos colaterais ? o aumento de risco de infarto é um deles.
Por atuar antes do processo de fecundação e, por isso, não se tratar de um medicamento abortivo, a substância deve ser usada em caso de falha no método contraceptivo escolhido e precisa ser tomada o mais rápido possível. Isso irá garantir sua eficácia, que pode chegar a 75%.
-
50+: sua farmácia está preparada para esse público?
10/11/2025
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população com mais de 50 anos de idade saltou de 15,1% em 2000 para 27,9% em 2024. E a tendência deve se intensificar nas próximas décadas. Para 2050, esse grupo deve chegar a 42,3% dos brasileiros e, para 2078, estima-se que ele ultrapasse os 50%, impulsionando mudanças profundas na economia, na saúde e nos padrões de consumo.
-
NFC-e passa a ser exclusiva para consumidores finais
13/10/2025
Em abril de 2025, foi publicado o Ajuste SINIEF 11/2025, trazendo uma importante mudança na emissão de documentos fiscais eletrônicos.
-
Encontro Farmarcas 2025 movimenta R$ 250 milhões em negócios
02/09/2025
Em mais uma edição, o Encontro Farmarcas 2025 reuniu associados, representantes da indústria farmacêutica e distribuidores em uma programação com foco em negócios, relacionamento e troca de experiências, reforçando o papel do associativismo no mercado, de 27 a 29 de agosto, em São Paulo (SP).